Fique atento! Prazo para marcar a perícia do pente-fino do INSS pode acabar

Se você foi um dos selecionados do auxílio-doença para realizar o pente-fino do INSS, saiba que o seu prazo para agendar perícia pode terminar já na primeira semana de agosto. Tudo vai depender de quando você recebeu a carta do órgão. Veja também como agendar perícia no INSS.

Ao todo 170 mil segurados foram notificados em julho sobre o pente-fino e que precisam realizar perícia, ou seja, a partir da primeira semana já é possível que o seu prazo para o procedimento vença. Saiba que o prazo máximo é de 30 dias para o agendamento.

Importante verificar se o seu endereço está atualizado no INSS, mas o aviso pode chegar também por e-mail ou até mesmo pelo banco que você recebe.

Quem perder o prazo pode ter o seu benefício suspenso. O INSS está convocando quem não realiza a perícia médica a pelo menos seis meses e com isso pretende evitar irregularidades e pagamento indevidos. As revisões devem ir até dezembro e mais 900 mil pessoas já foram convocadas. 

Pente-fino aumentou com gestão Bolsonaro

A gestão Bolsonaro acentuou a prática do pente-fino no INSS, principalmente com a lei 13.846, publicada em junho de 2019, e também por conceder bônus para peritos que realizem atendimentos extraordinários.

Para a advogada Priscila Arraes Reino, do escritório Arraes e Centeno, o pente-fino não deveria estar como centro das ações neste momento.

“Ninguém apoia fraudes, mas o INSS está com dificuldades para lidar com a alta demanda que está tendo atualmente, com filas e atrasos, e inicia agora uma operação mais interessada em economia do que no bem-estar social”, declarou em entrevista ao Agora São Paulo.

Além da perícia no pente-fino do INSS, a prova de vida é outra ação obrigatória. O calendário completo pode ser conferido aqui. Por outro lado, a prova de vida pode ser suspensa novamente. Isso poderá ser decidido a partir de agosto. Veja mais detalhes aqui.

Como agendar a perícia no INSS?

A perícia médica no INSS deve ser realizada pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Veja abaixo passo a passo para agendar pelo aplicativo Meu INSS, caso prefira agendar por telefone, não esqueça de anotar a data, local e horário.

Passo a passo para agendar perícia pela internet:

  1. Entre no site gov.br/meuinss ou acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Coloque os dados do seu CPF e senha;
  3. Selecione “Agendar perícia”;
  4. Escolha “Agendar Novo”;
  5. Feito isso, na tela aparecerá os dados do segurado, confira se estão corretos;
  6. Se os dados não estiverem corretos, altere em “Meu Cadastro”;
  7. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado da perícia, reagende pelo telefone 135.
  8. Em caso de falta do segurado no dia da perícia, o INSS pode suspender os pagamentos do benefício.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.