Financiamento Casa Verde e Amarela: veja o que é preciso para conseguir o crédito

Confira todos os detalhes para obter o cadastro com sucesso

Hoje falaremos sobre o financiamento Casa Verde e Amarela. Portanto, continue lendo, para que você veja o que é necessário para conseguir o crédito e conquistar o sonho da casa própria, através do programa habitacional do Governo Federal.

O programa, que substitui o Minha Casa, Minha Vida, pode ser o meio mais fácil para o brasileiro sair do aluguel de uma vez por todas. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem suas regras e os documentos necessários para conseguir o financiamento.

Portanto, pensando nisso, trouxemos mais informações a respeito do Casa Verde e Amarela. Além disso, confira tudo o que você precisa saber sobre o programa.

O que é Casa Verde e Amarela?

Criado pelo governo atual, o novo programa habitacional promete substituir o antigo Minha Casa, Minha Vida da gestão anterior.

Assim como seu predecessor, o Casa Verde e Amarela promete condições facilitadas. Com isso, concede descontos para que o cidadão conquiste a tão sonhada casa própria e saia do aluguel de uma vez por todas.

Ademais, o programa trabalha com diversas frentes. Dessa maneira, visando melhorar a produção de moradias financiadas pelo governo, além da regularização fundiária desse tipo de serviço.

Outra mudança, entre os dois programas habitacionais, é a faixa de renda per capita para aquisição da Casa Verde e Amarela.

Os juros praticados também se estabelecem de acordo com o perfil do requerente, além da localização do imóvel que entrará para o financiamento.

Como funciona o programa?

A proposta primária é de que o Governo Federal ofereça financiamento facilitado, com redução de taxas e juros para aquisição de moradia para milhões de brasileiros.

Para regulamentar o programa Casa Verde e Amarela, é feita uma divisão da população em 3 grupos. Sendo assim, o principal critério para essa divisão é a renda da família.

Veja a seguir como fica essa separação de cada grupo:

  • Grupo 1: cidadãos com renda mensal de até 2 mil reais;
  • Grupo 2: cidadãos com renda entre 2 e 4 mil reais;
  • Grupo 3: cidadãos com renda entre 4 e 7 mil reais.

Desse modo, disponibilizam condições específicas, condizentes com cada grupo na hora de realizar a solicitação do financiamento do imóvel.

Como se cadastrar no financiamento Casa Verde e Amarela?

Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pelo programa Casa Verde e Amarela, os cidadãos que se enquadrarem em um dos grupos listados acima, com renda de até 7 mil reais mensais, poderão fazer seu pedido de forma individual.

Aliás, sendo possível fazê-lo até mesmo através de uma construtora ou por meio de uma organização. Porém, a empresa deve ter vínculos com empreendimentos que possibilitem o financiamento por uma instituição financeira que pertença ao setor público.

Após realizar a solicitação, o banco averiguará o pedido, e o cidadão terá acesso a todos os dados do contrato para adquirir o financiamento.

Em seguida, o requerente precisará aguardar a resposta da Caixa Econômica Federal. Daí poderá realizar a assinatura do contrato e começar a construção da moradia ou fechar a aquisição de seu imóvel já construído.

O que é preciso para conseguir o financiamento Casa Verde e Amarela?

O primeiro passo para conseguir o crédito do financiamento Casa Verde e Amarela é se enquadrar em um dos grupos, de acordo com a faixa de renda, estabelecidos pelo Governo Federal.

Além disso, as famílias que se enquadram em uma das situações de carência habitacional, como situação de rua ou moradia precária, também podem solicitar o subsídio do Governo.

Então, é necessário que o cidadão apresente todos os documentos necessários em uma agência da Caixa, para que o pedido seja analisado pela instituição.

Documentos necessários para se cadastrar no programa Casa Verde e Amarela

Agora que você já sabe o que é preciso para participar do programa Casa Verde e Amarela, o próximo passo é ir até a Caixa portando os seguintes documentos:

  • Comprovante de renda do requerente;
  • RG e CPF do requerente;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, de acordo com seu estado civil;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Extrato do Imposto de Renda do último ano.

Se você for microempreendedor individual, e não possuir meios de comprovação de renda, será necessário o extrato de sua conta bancária.

E estes são os passos para conseguir o financiamento Casa Verde e Amarela. Por isso, reúna os documentos e vá até a Caixa, para sair do aluguel de uma vez por todas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.