Financiamento Caixa 2020: Quem reduziu parcelas pode ser negativado na Serasa

Caixa Econômica Federal liberou a redução temporária das parcelas do financiamento imobiliário no início da pandemia do novo coronavírus. No entanto, quem optou pelo débito em conta ter o CPF negativado na Serasa, uma vez que, em muitos casos, o valor não está sendo descontado automaticamente na conta.

Muitos são os relatos de usuários que receberam a notificação de pendência no pagamento por causa desse erro. Na maior parte das vezes, inclusive, a maior parte dos clientes somente ficou ciente do problema ao receber a mensagem de inadimplência.

Como regularizar parcelas do financiamento?

Em março, a Caixa, por conta da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, suspendeu totalmente o pagamento do financiamento imobiliário. A medida foi prorrogada por três vezes, totalizando, ao todo, 180 dias de suspensão.

No entanto, agora, o banco não vai mais disponibilizar uma suspensão completa do benefício. A instituição adotará a possibilidade de pagamento parcial das parcelas, em duas linhas de crédito:

  • Desconto de 25% por seis meses
  • Desconto de 50% por três meses

Para ter direito ao desconto, o cliente precisa:

  • acessar o aplicativo Habitação Caixa, liberado para download para Android e iOS;
  • após isso, selecionar a opção “Negociação Emergencial”;
  • em seguida selecionar uma opção de desconto – 25% ou 50%.

O cliente pode optar, por exemplo, pelo débito automático em conta. No entanto, neste caso, provavelmente a primeira parcela não será descontada, o que faz necessário realizar o acompanhamento do extrato da conta corrente.

Muitos casos, nos últimos últimos, estão sendo registrados de clientes que receberam uma notificação da pendência via Serasa por causa desse erro, e poderão ter o CPF negativado.

Para evitar, é necessário que o pagamento seja regularizado. Além disso, recomenda-se que o cliente entre em contato  com a agência bancária ou faça a opção da segunda via da parcela através do site Habitação e efetue o pagamento o mais rápido possível. Dessa forma, a Serasa não irá incluir o CPF no cadastro de inadimplentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.