FIM dos pagamentos por APROXIMAÇÃO no Brasil? Saiba agora o que vai acontecer e prepara-se

O processo passará por consideráveis mudanças. Confira quais são

Nos últimos tempos, as instituições financeiras implementaram o método de pagamentos por aproximação. Assim, é suficiente aproximar o chip do cartão da maquininha para concluir a transação.

Contudo, o consórcio responsável por essa tecnologia está desenvolvendo novas funcionalidades que podem tornar essa ferramenta ainda mais ágil e prática. Portanto, veja a seguir se os pagamentos por aproximação estão prestes a ser substituídos.

O que significa pagamentos por aproximação?

O pagamento por aproximação é uma forma de realizar transações sem precisar inserir o cartão de débito ou crédito em uma maquininha. Essa modalidade permite efetuar compras sem a necessidade de tocar em dispositivos externos, como maquininhas ou dinheiro em espécie.

O pagamento por aproximação utiliza a tecnologia contactless, que possibilita realizar o pagamento a uma distância de até 4 cm entre o cartão e a maquininha. Ele oferece flexibilidade na maneira de ser usado, permitindo o uso do próprio cartão, do celular ou de um relógio inteligente.

Para efetuar um pagamento por aproximação, é necessário configurar o cartão ou dispositivo móvel para essa modalidade de pagamento. Embora o pagamento por aproximação seja considerado seguro, é importante tomar precauções para evitar golpes, como não entregar o cartão a funcionários do estabelecimento e verificar o valor antes de efetuar o pagamento.

Benefícios desse método de pagamento

O pagamento por aproximação oferece vários benefícios para clientes e empresas, como:

  • Praticidade e agilidade – O pagamento por aproximação é uma forma rápida e fácil de fazer transações, sem a necessidade de inserir o cartão em uma maquininha ou digitar a senha;
  • Segurança – O contactless é considerado uma forma segura de pagamento, pois cada transação gera um código criptográfico. Além disso, evita-se o contato físico com dispositivos externos, o que reduz o risco de fraudes;
  • Digitalização do dinheiro – O pagamento por aproximação ajuda a promover a digitalização do dinheiro, levando as pessoas a utilizarem soluções digitais de pagamento;
  • Flexibilidade – O contactless pode ser feito com o próprio cartão, celular ou relógio inteligente.
FIM dos pagamentos por APROXIMAÇÃO no Brasil? Saiba agora o que vai acontecer e prepara-se
O processo passará por consideráveis mudanças – Imagem: Canva

Os dias do pagamento pela proximidade estão contados?

Em breve, pode ser que os pagamentos por aproximação não precisem mais ser realizados em uma distância tão curta. Pelo menos, essa é a previsão das empresas responsáveis pelo padrão NFC, a tecnologia usada em smartphones e também em cartões de plástico.

Atualmente, para fazer uma compra por aproximação, é necessário que o cartão entre em contato com a maquininha. Conforme informado em um documento relacionado ao padrão NFC, em alguns meses, a distância mínima para realizar as transações poderá ser de 5 mm, em vez dos atuais 3 cm.

O grupo de empresas responsável pelo NFC também deseja aumentar o alcance da antena para melhorar a comunicação e evitar falhas. Além disso, a energia enviada ao cartão poderá triplicar, permitindo o uso de mais tecnologias no plástico, como leitores biométricos e leitores.

Portanto, se você utiliza um celular com carteira digital ou um cartão de crédito com o símbolo de antena para realizar pagamentos por aproximação, é importante destacar que é necessário haver contato entre as partes para garantir a conclusão da transação.

Vale ressaltar que, em termos de padrão de comunicação de curto alcance, a distância entre o pagador e a máquina de pagamento precisa ser menor que 5 mm. Esse grupo de empresas deseja aumentar esse número para 3 cm, ou seja, 30 mm. Assim, será possível realizar pagamentos sem contato físico com uma pequena distância entre as partes.

A energia do pagamento com NFC poderá triplicar

Além disso, os cartões de crédito ou débito se comunicam com as máquinas por meio da mesma tecnologia de indução eletromagnética utilizada em celulares sem fio. Atualmente, as máquinas usam 1 watt, mas o novo documento permite aumentar esse valor para 3 watts.

Devido a esse fato, o cartão de plástico poderá receber não apenas uma antena com dados, mas também uma tela ou até mesmo alimentar um leitor de impressões digitais. Assim, é provável que essas inovações estejam disponíveis a partir do próximo ano, de acordo com especialistas da área.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.