Banco Inter: Saiba como desativar os pagamentos por aproximação

A tecnologia contactless (pagamentos por aproximação) facilita bastante o cotidiano dos usuários de cartões de crédito e débito. Apesar disso, muitos cidadãos consideram a ferramenta pouco segura. Pensando nisso, o Banco Inter permite que a modalidade de pagamento seja desativada. 

A medida de segurança do banco digital permite que os usuários desativem o pagamento por aproximação é bastante simples e leva poucos minutos. O processo deve ser feito no aplicativo ou Internet Banking do Banco Inter. 

Veja como desativar o pagamento por aproximação 

Para desativar os pagamentos por aproximação por meio do aplicativo do Banco Inter, os usuários devem acessar a opção “Cartão”. Em seguida, será necessário selecionar “Consultar Cartões” e desabilitar a função “Compras por Aproximação (contacless)”. 

O processo de desativação da tecnologia contacless via Internet Banking também é bastante simples. Para isso, é necessário procurar a opção “Cartão”, clicar em “Consultar Cartões” no menu e, por fim, desabilitar a função “Compras por Aproximação (contacless)”. 

Entenda como funciona a tecnologia contactless

Antes de mais nada, é preciso entender que para que um cartão seja contacless, é necessário que ele tenha um chip NFC (Near Field Communication), que significa “comunicação por campo de aproximação”. Além dos cartões, a tecnologia pode estar presente em pulseiras, smart watches e celulares, podendo ser utilizados por meio de carteiras digitais

Os pagamentos por aproximação funcionam tanto para débito quanto para compras no crédito. Para isso, basta informar a modalidade desejada no estabelecimento, aproximar o cartão de maquininhas que tenham o símbolo da tecnologia e aguardar a confirmação. 

Vale lembrar que no Banco Inter, o limite para compras feitas por aproximação é de R$ 200. A partir desse valor, será necessário digitar a senha do cartão (senha de quatro dígitos). Também é importante sempre conferir o valor da compra no visor da maquininha antes de realizar o pagamento

De acordo com o Banco Inter, a segurança dos cartões contactless é bastante rigorosa. Nesse sentido, existem diversos mecanismos tecnológicos que impedem compras por aproximação em situações suspeitas. No entanto, se o usuário perder o cartão é importante realizar o bloqueio imediatamente por meio do aplicativo ou Internet Banking do Banco Inter. 

O Banco Inter é confiável?

O Banco Inter vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tendo em vista sua conta digital totalmente gratuita e cartões de crédito sem anuidade. Por não cobrar taxas, muitas pessoas ainda nutrem certa desconfiança em relação aos bancos digitais

Apesar disso, é importante informar que o Banco Inter é autorizado pelo Banco Central do Brasil a oferecer contas correntes desde 2008. O banco digital explica que por não existirem agências físicas, a instituição consegue reduzir algumas despesas como água, internet, luz e aluguel, de forma que torna-se viável oferecer alguns benefícios aos clientes da instituição. 

Nesse sentido, o dinheiro referente a movimentação de contas, bem como os cartões do Banco Inter são utilizados para comercialização de outros serviços financeiros. Desse modo, o banco digital pode fornecer empréstimos e financiamentos aos seus usuários. Mais informações sobre o banco digital podem ser obtidas nos canais oficiais da instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.