Filosofia no vestibular da Unesp: aquilo que mais cai

Confira o que vai cair!

Filosofia no vestibular da Unesp: um resumo

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, recebe alunos de todos os lugares do Brasil, já que é considerada uma das melhores e maiores universidades do país.

Dentre as matérias que são abordadas pelo vestibular, que é elaborado pela Vunesp, a filosofia é uma que merece uma atenção especial dos candidatos que desejam garantir um alto desempenho. 

As questões dessa disciplina costumam ser muito complexas e abrangentes no vestibular da Unesp, exigindo diversos conhecimentos e habilidades do candidato. 

Dessa maneira, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os tópicos de filosofia que são cobrados com grande frequência no vestibular da Unesp.

Filosofia no vestibular da Unesp: diferencial

Se há algo que diferencia as provas dos vestibulares da Unesp e os da Fuvest e Unicamp é o grande número de questões de filosofia da Unesp, uma vez que o exame da instituição é conhecido por possuir um lado muito acentuado na área de humanidades.

Esse aspecto pode ser confirmado quando observamos que 1/3 do vestibular da instituição é composto por questões de ciências humanas.

Filosofia no vestibular da Unesp: A matéria

A matéria de filosofia costuma ocupar pelo menos 40% da prova do vestibular da Unesp, aparecendo em questões isoladas e em questões interdisciplinares. 

Dentre os principais e fundamentais  tópicos cobrados nas questões, podemos citar: filosofia das ciências, filosofia política, metafísica, senso comum, ideologia, teoria do conhecimento, ética, estética, filosofia da educação, antropologia filosófica e definições de filosofia.

Vamos conferir, a seguir, quais são os movimentos da filosofia mais abordados.

Filosofia no vestibular da Unesp: Moderna

A filosofia moderna ocupa cerca de 31% do conteúdo cobrado nas questões de filosofia dentro dessa prova. Dentre os principais tópicos contemplados, podemos citar: ciência moderna, racionalismo, iluminismo francês, empirismo britânico, filosofia alemã, positivismo e o pensamento de Augusto Comte. 

Filosofia no vestibular da Unesp: Antiga

A filosofia antiga está presente em cerca de 20% dos temas propostos pela prova de filosofia da Unesp, tanto na primeira como na segunda fase do vestibular. Dentre os tópicos cobrados, podemos destacar: contraste entre razão e mitologia, pensamento de Platão e pensamento de Aristóteles.

Filosofia no vestibular da Unesp: Contemporânea

Os tópicos da filosofia contemporânea podem ocupar cerca de 10% dos assuntos de filosofia cobrados no exame da Unesp. Dentre os principais assuntos abordados, podemos citar a Escola de Frankfurt, a indústria cultural e o pensamento marxista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.