Filosofia Medieval: os principais pensadores

Filosofia Medieval: conheça os maiores representantes

A denominada filosofia medieval se desenvolveu na Europa e no Oriente durante o período que caracteriza, justamente, a Idade Média: do século V ao século XV.

Questões sobre os principais filósofos desse período podem ser encontradas com grande frequência em provas de filosofia, principalmente aquela do ENEM e dos vestibulares da UEL, da Fuvest e da Unesp.

Assim, vamos conferir quais foram os principais filósofos desse movimento.

Filosofia Medieval: pensadores

Santo Agostinho: Aurélio Agostinho de Hipona, que seria, posterimente, canonizado, nasceu em 354 d.C. e morreu o ano de 430 d.C.. O pensador apresenta suas ideias em duas grandes obras: “As Confissões” e “A Cidade de Deus”. Ainda, o filósofo foi o principal pensador da Escola Patrística, A que se desenvolveu  a partir do século IV e recebe esse nome devido ao fato de que aqueles que escreviam os textos do período eram denominados de “padres da Igreja”.

Escoto Erígena: João Escoto de Erígena nasceu em 830 e faleceu no ano de 880. O pensador escreveu os livros “De Predestinação” e “Da Divisão da Natureza”. Filósofo, teólogo e tradutor irlandês, Esocoto analisou as relações entre a filosofia grega e os ensinamentos do cristianismo.

Santo Anselmo: Anselmo de Cantuária, monge beneditino e filósofo, nasceu em 1033 e faleceu em 1109. O pensador, que seria canonizado, teve como principais obras “Monológico” e “A Verdade”. O filósofo era conhecido também como Anselmo de Aosta, por conta do nome da cidade onde nasceu e Anselmo de Bec, devido à localização de seu mosteiro.

Santo Alberto Magno: conhecido também como Alberto, o Grande, Santo Alberto Magno nasceu em 1193 e morreu em 1280,. Alberto foi um frade dominicano alemão cuja principal obra é “Suma de Teologia”.

São Tomás de Aquino: Tomás de Aquino foi um frade italiano da Ordem dos Pregadores que nasceu em 1225 e faleceu em 1274. Suas principais obras foram “Suma Contra os Gentios’  e “Suma Teológica”, escritos que influenciaram amplamente a teologia e a filosofia. O filósofo é conhecido por ter sido o principal pensador da Escolástica, corrente filosófica medieval.

Mestre Eckhart: Eckhart de Hochheim, nascido em 1260 e falecido em 1327, escreveu “Sobre o desprendimento” e “Livro da Divina”. Eckhart foi um frade dominicano alemão, teólogo e filósofo que obteve vários títulos acadêmicos na Universidade de Paris.

Duns Escoto: beato João Duns Escoto nasceu em 1266 e faleceu em 1308. João foi um teólogo e filósofo escocês, que lecionou durante muitos anos na Universidade de Paris. Dentre as suas principais obras, podemos destacar “Do Princípio Primeiro” e “Questões Metafísicas”.

Guilherme de Ockham: Guilherme foi um teólogo escolástico inglês e frade franciscano que nasceu em 1285. O filósofo e seus ideias são retratados no romance O Nome da Rosa, escrito pelo italiano Umberto Eco. Dentre as principais obras do pensador, podemos citar “Comentários Sobre as Sentenças” e “Lógica dos Termos”.

Nicolau de Cusa: Nicolau nasceu em 1401 e foi um dos principais filósofos de todo o humanismo renascentista. Dentre as tantas obras de sua autoria, podemos destacar  “A Douta Ignorância” e “O Deus Escondido”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.