Filmes sobre mulheres que lutaram contra a Ditadura Militar no Brasil 

Um dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem é a Ditadura Militar no Brasil, período que perdurou entre 1964 e 1985, ficando marcado pela repressão, violência e censura. 

Nesse sentido, selecionamos uma lista de filmes e documentários sobre mulheres que lutaram nessa época, contra diversos crimes e torturas realizados na Ditadura Militar. Por isso, acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas. 

Dicas de filmes sobre mulheres que lutaram contra a Ditadura Militar no Brasil

Selecionamos diversas dicas de filmes sobre mulheres que lutaram contra a Ditadura Militar no Brasil, veja! 

Atrás de portas fechadas

O filme mostra como uma investigação sobre fatores importantes na construção das convicções político-ideológicas de mulheres no período conhecido como Ditadura Militar no Brasil. 

O documentário mostra como as mulheres de organizações ligadas à esquerda lutavam pela participação política contra a censura e repressão.

Em contrapartida, mulheres da elite deixavam suas residências para apenas se defender contra a “ameaça comunista”. 

Essas movimentações influenciaram o debate sobre o comportamento e a condição da mulher na sociedade brasileira. 

Em busca de Iara

O documentário mostra a trajetória da militante de esquerda Iara Iavelberg. Apesar de possuir uma vida financeira confortável, decide abandonar a família e adentrar-se no mundo da luta armada durante a ditadura militar no Brasil. 

Além disso, Iara acaba em um relacionamento amoroso com o capitão Carlos Lamarca, e morreu em 1971 com 27 anos de idade. 

Zuzu Angel

A ditadura militar no Brasil fez o país afundar em um dos momentos mais obscuros da sua história. 

Alheia a situação brasileira, Zuzu Angel, uma estilista renomada no Brasil e exterior ao iniciar a busca pelo seu filho Stuart, que ingressou na luta armada contra os militares. Ele acabou assassinado pelos militares. 

Que bom te ver vida

O filme mostra a vida de ex-presas políticas na ditadura militar, analisando como elas puderam enfrentar as torturas e prisões, relatando várias situações pertinentes a esse período. 

A saber, o longa intercala com cenas documentais com um monólogo ficcional, fazendo uma mistura dos relatos e das memórias dessas corajosas mulheres. 

E então, gostou das dicas sobre filmes de mulheres que lutaram contra a Ditadura Militar do Brasil?

Não deixe de ler também – Dicas de filmes sobre transtornos mentais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.