Entenda o setor terciário no Brasil 

O setor terciário no Brasil, faz parte de uma estrutura econômica classificada da seguinte forma, dividida em três setores; são eles:

  • Primário: Produção de matérias-primas
  • Secundário: Atividade industrial, fontes de energia e transporte 
  • Terciário: Comércio e serviço 

Ademais, o setor terciário no Brasil vem se destacando nas últimas décadas por conta do seu crescimento constante na produção de riquezas e empregos. 

Desde a segunda metade do século XX esse setor apresenta uma rápida ascensão, conseguindo a maior parte da produção econômica do país. 

Na década de 1950, o setor terciário no Brasil totalizava menos de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) e cerca de 30% do total de empregos. Hoje em dia para se ter uma ideia esse valor chega a aproximadamente 70%. 

O setor terciário no Brasil poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Crescimento do setor terciário no Brasil

O crescimento do setor de serviços, ganhou espaço nos quatro cantos do mundo, entrelaçado ao desenvolvimento das cidades, das populações e da renda, aumentando a procura pelo comércio e serviços. 

Ademais, houve a implementação da tecnologia na agricultura e na indústria através do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, a mão de obra acaba transferida para o setor terciário. 

Em território brasileiro o crescimento do setor terciário está fortemente ligado com a expansão do setor secundário. Afinal a industrialização aumenta a oferta de serviços e comércio, tal qual aceleram o processo de urbanização. 

Por isso, as áreas urbanas brasileiras as atividades relacionadas ao setor de terciário no Brasil ficam concentradas. 

Antigamente, o setor terciário era considerado um setor improdutivo ou com baixas perspectivas de crescimento e criação de oportunidades na área profissional. No entanto o cenário é totalmente diferente atualmente. 

Todavia, o crescimento do setor está interligado a terciarização da economia, movimento crescente no mundo todo, por conta da consolidação do processo de globalização e das suas demandas. 

Por fim, vale destacar que o termo “terciarização”, usado para se referir ao desenvolvimento do setor terciário e a “terceirização” se refere a transferência de serviços e mão de obra de uma empresa para outra. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o setor terciário no Brasil?

Não deixe de ler também – Conurbação: Entenda esse fenômeno.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.