Dicas de filmes sobre transtornos mentais

Os transtornos mentais geralmente agem de maneira silenciosa, podendo estar presente em qualquer fase da vida de uma pessoa. 

A saber, seus reflexos acontecem no campo psicológico dos humanos, no entanto, podem apresentar reflexos físicos dependendo do estágio em que a doença se encontra. 

Trata-se de um tema cada vez mais atual, e diversas discussões acerca desse tema vem ganhando relevância para quebrar tabus e preconceitos. 

Num passado recente, pacientes diagnosticados com transtornos mentais eram muitas vezes excluídos do convívio social, contudo, hoje em dia eles possuem maiores chances de serem acolhidos. 

Selecionamos dicas de filmes que abordam transtornos mentais para ajudar na preparação para o Enem e demais vestibulares. Acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas! 

3 Dicas de filmes sobre transtornos mentais

Selecionamos dicas de filmes que abordam doenças relacionadas a transtornos mentais, veja! 

Gente como a gente (Depressão)

O filme conta a história de um adolescente que se culpa pela morte do seu irmão que morreu afogado em seu barco. 

E mesmo após várias sessões de terapia, ele não consegue se libertar da teoria de que deveria ter morrido no lugar dele, assim como seus pais que não o ajudam como deveriam. 

Uma Mente Brilhante (Esquizofrenia)

O filme conta a história de John Nash, um verdadeiro gênio da matemática que aos 21 anos criou um teorema e acabou aclamado nos quatro cantos do mundo. 

Contudo, Nash acaba se tornando uma pessoa atormentada, ao procurar ajuda médica acaba diagnosticado com esquizofrenia. Ao longo dos anos, ele luta para se recuperar, conseguindo voltar à sociedade e ganhar um prêmio Nobel. 

Rain Man (Autismo)

O filme conta a história do vendedor Charlie que após receber a notícia do falecimento do seu pai, resolve voltar para sua cidade natal. 

No entanto, ao chegar no local descobre a existência de um irmão autista e que o falecido pai deixou uma herança de 3 milhões de dólares para a instituição que seu irmão, Raymond, mora. 

Desse modo, Charlie acaba levando Raymond para Los Angeles com o auxílio de seus advogados, para conseguir parte da herança e ficar livre da custódia do irmão. 

Todavia, durante essa viagem Charlie muda o olhar sobre o irmão, e passa a enxergá-lo como uma companhia que ele precisa. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre transtornos mentais?

Não deixe de ler também –  Dicas de filmes sobre Alzheimer 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.