Tópicos importantes sobre o carvão mineral 

O carvão mineral é uma rocha sedimentar e possui origem orgânica sendo utilizado na produção de energia. 

Sua coloração é preta justamente por ser uma rocha sedimentar de origem fóssil, sendo formado por meio de sedimentação de resíduos orgânicos em situações específicas. 

O carvão mineral se tornou um tema recorrente em diversos vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Principais características do Carvão Mineral

O carvão mineral pode ser encontrado principalmente em jazidas presentes no subsolo terrestre, sendo extraído por meio da mineração. 

A saber, através da queima do carvão mineral acaba sendo liberado uma enorme quantidade de energia. Por isso essa matéria acabou muito utilizada em usinas termelétricas e siderúrgicas. 

Sua formação acaba composta por carbono, oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas. Ademais, sua utilização se tornou intensificada principalmente no século XVIII através da Revolução Industrial. 

Nesse período o carvão mineral era utilizado principalmente na geração de energia em máquinas e locomotivas, por isso continua sendo utilizado até os dias de hoje. 

Impactos no meio ambiente

A queima do carvão mineral na produção de energia, produz partículas sólidas no ar e gases poluentes. Tais componentes possuem grande papel no aumento do efeito estufa e aquecimento global. 

Em síntese, ele corrobora para a degradação do meio ambiente. Entretanto, é uma matéria prima altamente atrativa por causa do seu preço, por isso acaba utilizada na geração de energia elétrica. 

Tipos de carvão mineral

Os tipos de carvão mineral acabam classificados através da quantidade de carbono. Dessa maneira, quanto maior a maior quantidade de carbono, maior será a sua pureza e potencial na geração de energia. 

Veja abaixo os principais tipos:

  • Turfa com 50% de carbono 
  • Linhito com 70% de carbono 
  • Hulha com 85% de carbono 
  • Antracito com 90% de carbono 

Além disso, pode-se afirmar que o carvão mineral se tornou uma das principais fontes de energia do mundo. Afinal, 40% dele destina-se para a produção de energia em usinas termelétricas através da sua queima. 

Por fim, no território brasileiro as jazidas de carvão mineral ficam concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o carvão mineral?

Não deixe de ler também – Geografia: Conheça os 3 tipos de rochas existentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.