FGTS: veja como funcionará o saque extraordinário de até R$1 mil

De acordo com o Governo Federal, pagamentos do saldo extraordinário do FGTS devem ter início nesta quarta-feira (20)

Começa oficialmente nesta quarta-feira (20) o processo de liberação do saldo extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo o calendário oficial, nesta semana será a vez dos usuários que nasceram no mês de janeiro. Eles serão os primeiros a receber a quantia liberada pelo Governo Federal neste momento.

Mas como devem acontecer os pagamentos? De acordo com o Governo Federal, no primeiro momento, o saldo do FGTS cairá apenas no aplicativo Caixa Tem. Dessa forma, o cidadão que quiser movimentar a quantia, terá que fazer isso através dos meios digitais. Não haverá nenhum custo adicional para realizar o procedimento.

A Caixa Econômica Federal afirma que a decisão de pagar o FGTS apenas na forma digital neste primeiro momento aconteceu para “facilitar a vida das pessoas”. Segundo o banco, o objetivo é que ninguém tenha que se deslocar até uma agência para poder acessar o dinheiro do saldo do Fundo de Garantia neste momento.

Com o crédito depositado na conta poupança social digital do Caixa Tem, o cidadão conseguirá realizar alguns procedimentos. Entre eles, podemos citar o pagamentos de contas em forma de boletos e a utilização do cartão de débito virtual e Qr Code para fazer compras em estabelecimentos credenciados pelo próprio sistema.

Logo depois de um prazo determinado pelo Governo Federal, o cidadão poderá realizar transferências do saldo recebido para outras contas em qualquer outro banco. Não haverá previsão de custos para esses procedimentos. Neste momento, o cidadão também poderá realizar saques em espécie em agências e até em casas lotéricas.

Como abrir a conta poupança social

Na véspera da liberação do dinheiro do FGTS para o primeiro grupo, algumas pessoas estão correndo para conseguir a liberação do dinheiro para a conta. O fato é que não é preciso criar um perfil do zero. O processo é feito automaticamente.

De qualquer forma, será preciso realizar o download do app do Caixa Tem no celular. Ele está disponível para Android e também para iOS. Com o app baixado, basta informar o CPF e iniciar a sua verificação. Certifique-se de que baixou o aplicativo oficial do Governo Federal antes de inserir qualquer dado pessoal.

Por lá, o cidadão poderá conferir o calendário de pagamentos e verificar qual é a data do seu depósito. No dia indicado, o cidadão receberá o dinheiro na poupança digital criada automaticamente que está vinculada ao aplicativo.

Não quero receber o FGTS

Neste momento, muitos brasileiros estão contando as horas para receber o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, existe uma parcela da população que não quer usar a quantia agora.

Para esses cidadãos, a boa notícia é que ninguém é obrigado a sacar o dinheiro do FGTS. Caso não queira, o indivíduo pode ir até o app do próprio Fundo de Garantia e informar a decisão para o Governo Federal. O saldo não será depositado.

Outra opção é simplesmente não mexer no dinheiro do FGTS que cairá na conta. Se depois do dia 15 de dezembro, o cidadão não realizar nenhuma movimentação, então o dinheiro voltará para o Fundo de garantia sem maiores problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.