FGTS: Trabalhadores receberão desconto no financiamento de imóveis

As alterações já foram aprovadas pelo O MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional).

A partir de 2022, os financiamentos imobiliários realizados pelo programa Casa Verde e Amarela por meio do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) terão novas regras. As alterações já foram aprovadas pelo O MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional).

Veja também: FGTS 2021: cronograma de saques até dezembro; veja quando sacar

A intenção é aumentar o desconto sobre o valor do imóvel negociado para famílias cuja renda mensal seja de até R$ 2 mil. Além disso, sugere-se padronizar as taxas de juros aplicadas pelo programa e elevar o valor dos imóveis que podem ser enquadrados como habitação popular, destinados a famílias com renda bruta de até R$ 7 mil por mês.

Vale a pena financiar um imóvel?

O financiamento pode ser uma grande oportunidade para quem sonha ter sua casa própria. No entanto, é necessário haver uma análise e organização para evitar que a aquisição se torne um pesadelo.

Neste sentido, é preciso que as condições financeiras sejam verificadas, inclusive, para um planejamento a longo prazo. Isso porque, a dívida costuma ser estendida por 300 a 360 meses.

A medida do Governo Federal deve possibilitar a aquisição de imóveis para mais famílias brasileiras de baixa renda. Através das novas condições, esse público terá no máximo, 5% de juros aplicados ao ano.

Portanto, seria ideal que o valor da parcela do financiamento não fosse superior a 20% da mensal da família. Além disso, seria fundamental que ao menos 10% fosse destinado a uma poupança de emergência. Logo, os demais gastos não ultrapassariam o total restante de 70%.

Banco do Brasil oferece imóveis com desconto

Banco do Brasil em parceria com a startup Resale está oferecendo cerca de 1.500 imóveis. A aquisição pode ser realizada por meio de leilão ou venda direta através do site “Seu Imóvel BB”.

O procedimento de venda pela internet, “foi pensado para dar uma experiência mais agradável ao comprador, digitalizando todas as etapas, inclusive a escrituração da compra”, diz o gerente executivo do BB, Edson Chini.

Os imóveis oferecidos são de natureza residencial, comercial e rural, além de construções não mais utilizadas pela instituição financeira. Vale ressaltar que no último caso os imóveis podem estar ocupados, sendo o processo de desocupação responsabilidade do comprador. Em razão disso, esta categoria terá descontos maiores.

No que se refere as propostas de compra, os interessados podem encontrar descontos de até 74% sobre o valor dos imóveis. Além disso, no pagamento à vista, o cidadão pode adquirir um desconto superior a 3% sobre o preço do produto. No entanto, caso prefira, o cliente pode parcela a compra em até 12x sem acréscimo de juros.

Caso tenha se interessado, basta acessar a plataforma “Seu Imóvel BB”, e fazer uma pesquisa até encontrar o imóvel que deseja, podendo ser filtrada por: tipo do imóvel, região, descontos, situação da propriedade, entre outros aspectos. Contudo, cabe ressaltar que os imóveis disponíveis no site são totalmente quitados e livres de dívidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.