FGTS: Saque aniversário já liberado; veja quem pode

O trabalhador que aderi a modalidade recebe todos os anos, no mês de seu aniversário, parte do valor disponível no Fundo de Garantia.

A parcela do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já está liberada para os trabalhadores que aderiram a modalidade e nasceram em agosto. O dinheiro ficará disponível para saques até o dia 29 de outubro de 2021.

O trabalhador que aderi a modalidade recebe todos os anos, no mês de seu aniversário, parte do valor disponível no Fundo de Garantia. Será possível sacar a quantia até o último dia útil do mês subsequente ao mês da liberação do saque.

O cidadão que ainda não aderiu ao saque-aniversário, ainda pode solicitar a modalidade este ano, porém, desde que tenha nascido nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro ou dezembro.

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?

O cidadão interessado poderá aderir a modalidade por meio do aplicativo FGTS ou pelo site. Basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse o “Meu FGTS”;
  2. Depois, clique em “saque-aniversário”;
  3. Leia e concorde com os termos e condições da modalidade;
  4. Clique em “Aderir ao saque aniversário”.

Vale ressaltar que a adesão deve ser realizada até o último dia útil do mês do aniversário do trabalhador.

Calendário do saque-aniversário em 2021

Mês de aniversárioPeríodo para saques
Janeiro04/01 a 31/03
Fevereiro01/02/ a 30/04
Março01/03 a 31/05
Abril01/04 a 30/06
Maio03/05 a 30/07
Junho01/06 a 31/08
Julho01/07 a 30/09
Agosto02/08 a 29/10
Setembro01/09 a 30/11
Outubro01/10 a 31/12
Novembro01/11 a 31/01/2022
Dezembro01/12 a 28/02/2022

 

Caso o trabalhador se arrependa de ter aderido a modalidade, terá que esperar 24 meses para que a mudança seja realizada. Além disso, quem aderiu ao saque-aniversário perde o direito ao saque-rescisão diante demissão sem justa causa, podendo apenas ter acesso à multa de 40% sobre o valor do FGTS.

Saque do FGTS pode ser antecipado por até três anos

saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma modalidade que permite o pagamento anual de uma parte dos saldos disponíveis nas contas do fundo do trabalhador.

O cidadão sempre recebe a parcela no mês de seu aniversário, podendo sacá-la até o último dia útil do mês subsequente. A modalidade não é obrigatória, sendo assim, o trabalhador precisa aderi-la.

Ainda este ano, a Caixa Econômica Federal, responsável por gerir os pagamentos do FGTS, deve liberar os pagamentos para os cidadãos que aderiram ao saque-aniversário e fazem aniversário em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Estes trabalhadores, se quiserem, podem antecipar até três parcelas do saque-aniversário do FGTS, equivalente até três anos de pagamentos. Isso porque, a Caixa está disponibilizando uma linha de crédito com garantia no saldo do FGTS.

De acordo com a instituição, o saque-aniversário é utilizado como garantia de pagamento do crédito. Logo, possui umas das menores taxas de juros do mercado, podendo ainda ser solicitado por cidadãos com restrição no CPF, encontrados na Serasa e SPC.

A Caixa aceita empréstimos de no mínimo R$ 2 mil com a modalidade. Os juros mensais aplicados são de 0,99%, com uma taxa anual acumulada em 12,54%. Em alguns casos, o valor do crédito pode ultrapassar R$ 6 mil.

Como contratar o empréstimo?

Vale salientar que para solicitar a antecipação de até três parcelas do saque-aniversário, o trabalhador deve ter aderido a modalidade do FGTS. Sendo assim, o procedimento pode ser realizado pelo Internet Banking da Caixa para correntistas, ou pelo aplicativo FGTS para os que não possuem conta na instituição.

Para contratar o crédito disponibilizado pelo banco, o interessado deve seguir os passos abaixo:

  1. Instale e acesse o aplicativo do FGTS;
  2. Clique em “linha de crédito”;
  3. Na sequência, informe o número de parcelas que se deseja antecipar e os respectivos valores;
  4. Feito isto, realize uma simulação;
  5. Se as condições forem vantajosas, clique em “contratar”;
  6. Informe a assinatura eletrônica;
  7. Aguarde o comprovante de contratação ser gerado.

Veja também: FGTS: Distribuição do lucro, valor e onde consultar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.