FGTS alterou a data de vencimento?

Vamos explorar em profundidade o que essa mudança significa e como ela será implementada.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito fundamental dos trabalhadores brasileiros. Recentemente, houve uma mudança significativa na data de vencimento do FGTS que afetará tanto empregadores quanto empregados. Vamos explorar em profundidade o que essa mudança significa e como ela será implementada.

O Que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado visando oferecer segurança financeira aos trabalhadores que estão sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os valores depositados podem ser utilizados como reserva em caso de demissão sem justa causa, para situações específicas que demandem um aporte financeiro ou para auxiliar na aquisição de bens, como a compra de um imóvel próprio.

O fundo é composto por depósitos mensais feitos pela empresa empregadora em uma conta bancária da Caixa Econômica Federal associada ao empregado. As contribuições são obrigatórias e não podem ser descontadas do salário do funcionário.

Quem tem direito ao FGTS?

Para ter acesso aos fundos do FGTS, é preciso atender a certas normas trabalhistas. Confira quais são:

Trabalhadores com carteira assinada

A contribuição corresponde a 11,2% do salário bruto mensal, sendo 8% referentes ao depósito mensal e 3,2% como antecipação do recolhimento rescisório. No entanto, para que a contribuição seja realizada, o funcionário deve estar inscrito na Previdência Social e o empregador deve estar matriculado no CEI, o Cadastro Especial do INSS.

Jovens aprendizes

Esses também têm direito, porém, os depósitos são bem menores, 2% sobre o valor do salário bruto.

Empregados domésticos

O recolhimento corresponde a 11,2 % do salário mensal bruto, sendo 8% a título de depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório. mas para que o recolhimento seja efetivado o funcionário precisa estar inscrito na Previdência Social e, o empregador, matriculado no CEI, o Cadastro Especial do INSS.

Alteração da Data de Vencimento do FGTS

Com a implementação do FGTS Digital, houve uma mudança no prazo para o pagamento do FGTS pelos empregadores. Anteriormente, o recolhimento do FGTS mensal era devido até o 7º dia do mês seguinte ao pagamento da remuneração. Agora, esse prazo foi estendido para o 20º dia do mês seguinte ao pagamento da remuneração.

FGTS Digital e a Nova Data de Vencimento

Como parte das mudanças trazidas pelo FGTS Digital, a data de recolhimento do FGTS foi alterada. Agora, o depósito do FGTS dos empregados é feito até o 20º dia do mês subsequente ao pagamento da remuneração. Portanto, por exemplo, o FGTS referente ao mês de março será pago até o dia 20 de abril.

Impacto para os Empregadores

Esta alteração proporciona um prazo mais extenso para as empresas realizarem o depósito do FGTS, oferecendo mais flexibilidade e gestão financeira para os empregadores. No entanto, é imperativo que as empresas ajustem seus processos internos para garantir que o FGTS seja pago na nova data de vencimento.

Impacto para os Trabalhadores

Para os trabalhadores, essa mudança significa que pode haver um atraso na atualização de seu saldo do FGTS. No entanto, a mudança na data de vencimento não afeta o valor do FGTS a ser recebido pelo trabalhador.

Calendário de Vencimentos do FGTS

Com a alteração da data de vencimento, o calendário de vencimentos do FGTS para 2024 fica da seguinte forma:

CompetênciaVencimento
Março de 202420 de abril de 2024
Abril de 202420 de maio de 2024
Maio de 202420 de junho de 2024
Junho de 202420 de julho de 2024
Julho de 202420 de agosto de 2024
Agosto de 202420 de setembro de 2024
Setembro de 202420 de outubro de 2024
Outubro de 202420 de novembro de 2024
Novembro de 202420 de dezembro de 2024
Dezembro de 202420 de janeiro de 2025

Como Emitir a Guia de Pagamento do FGTS

A emissão da guia de pagamento do FGTS pode ser feita seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o menu do FGTS Digital e selecione a opção “Gestão de Guias”.
  2. Escolha a “Emissão de guia rápida”.
  3. Indique a competência de apuração, por exemplo, 03/2024, e em tipo de débito, selecione “mensal”.
  4. Clique em pesquisar.
  5. Conclua clicando em “Emitir guia”.

Ademais, a mudança na data de vencimento do FGTS é uma alteração significativa que requer atenção tanto dos empregadores quanto dos empregados. As empresas precisam ajustar seus processos internos para garantir que o FGTS seja pago na nova data de vencimento. Os trabalhadores, por outro lado, devem esperar um atraso na atualização de seu saldo do FGTS.

As alterações são fundamentais para o planejamento financeiro das empresas e a garantia dos direitos dos trabalhadores. Portanto, é essencial que tanto empregadores quanto empregados estejam atualizados quanto a essas mudanças para assegurar a correta aplicação da lei.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.