Férias de verão: como impedir que o estresse do trabalho atrapalhe seu descanso

A ansiedade no período de descanso é uma preocupação de psicólogos e terapeutas

Chegou o final do ano e o verão. Após as celebrações de natal e de réveillon, é hora de sair de viagem com a sua família. Até aí tudo bem, o descanso é merecido, após um ano inteiro de dedicação à sua profissão. O problema é que o estresse e a ansiedade do trabalho podem estragar suas férias. Portanto, é preciso ficar atento.

Estudos e pesquisas científicas têm demonstrado que ter um período de descanso é benéfico para a saúde mental e física dos trabalhadores. Desta forma, é um direito garantido pela Legislação Trabalhista, de todos os trabalhadores tirarem um período de férias remuneradas, depois de 12 meses de ofício.

No entanto, pode acontecer de o trabalhador ficar ansioso durante seu descanso, criando expectativas sobre o retorno a empresa onde exerce sua profissão. Vale ressaltar que há também um estresse relacionado ao período pós-férias, tendo o profissional envolto em inúmeras preocupações relacionadas a seu trabalho.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Carreiras Monster, 87% dos mais de mil profissionais entrevistados, afirmaram ficar ansiosos com seu retorno ao trabalho. 72% dos trabalhadores disseram que desistiram de seu período de descanso a que têm direito para evitarem este tipo de desconforto.

Medo e preocupação

Terapeutas e psicólogos tratam esta preocupação com as férias como um tipo de ansiedade antecipatória, com o objetivo de descrever a preocupação e o medo com inúmeros problemas que podem acontecer no futuro. De fato, em muitos casos, o profissional que sai de férias, tem medo de perder seu emprego.

Segundo Rebecca Brendal, presidente da Associação Psiquiátrica Americana, esta angústia é equivalente aos “terrores de domingo”, que trata dos temores que os trabalhadores têm no final de semana, perto de retornar ao trabalho. É um motivo de preocupação, visto que há um esgotamento mental dos profissionais no final de ano.

Brendal afirma que “sabemos que as preocupações com a saúde mental e a ansiedade estão aumentando. O estresse enfrentado todos os dias chegou a um ponto em que até tirar uma folga se tornou estressante”. O período de férias, portanto, deve ser um período longe de preocupações e ansiedade.

Saúde mental e física

Um estudo apresentado no início dos anos 2000 demonstrou que tirar férias todos os anos, pode reduzir os riscos de morte dos trabalhadores. O professor de saúde pública da Universidade Syracuse, Brooks Gump, co-autor do artigo, fez uma pesquisa semelhante no ano passado no qual descobriu que o tipo de trabalho se relaciona com a ansiedade de diversas maneiras.

O estudo apontou que os trabalhos menos estressantes proporcionam aos profissionais menos ansiedade antes, durante, e depois das férias. Entretanto, para aqueles que possuem uma profissão estressante, o sentimento de descanso não se classifica, eles continuam ansiosos mesmo nestes períodos de folga.

Gump afirma que “algumas posições permitem que você relaxe e volte ao trabalho, mas trabalhos de alto estresse realmente não fornecem esse contexto para uma verdadeira pausa”. Desse modo, os trabalhadores em empregos mais estressantes, devem buscar meios de ficarem menos ansiosos e curtirem realmente suas férias.

Culturas de trabalho e o estresse

Morra Aarons-Mele, autora do livro The Anxious Achiever (O empreendedor ansioso), sem edição no Brasil, afirma que ao trabalhar como consultora de equipes corporativas, observou este fenômeno relacionado ao estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho e nas férias frequentemente.

Ela afirma que normalmente não há uma cultura no ambiente de trabalho que realmente encoraja os trabalhadores a se desconectar e curtir realmente o seu período de férias. Para ela, a maioria das pessoas fica presa ao seu ofício mesmo em seu período de descanso, o que pode ocasionar inclusive em problemas de saúde.

Algumas estratégias podem ajudar o profissional a se desligar. Ele pode, por exemplo, se planejar para o descanso, utilizar de tecnologías para avisar seus colegas de profissão que está ausente, estabelecer momentos certos para conferir seus e-mails e redes sociais, realizar atividades fora do ambiente profissional, se divertir um dia antes de retornar a empresa onde trabalha, etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.