Como fazer planos de longo prazo?

Que tal começar a fazer planos de longo prazo e assim construir um futuro mais organizado e pautado nas suas prioridades? Cremos que isso seja um caminho bastante promissor, não é mesmo?

Porém, por onde começar? O que deve ser feito primeiro? Neste texto, você verá uma série de dicas e sugestões que lhe ajudarão nessa autoanálise. Acompanhe.

Como fazer planos de longo prazo?

Para fazer planos de longo prazo é necessário praticar o autoconhecimento. Ninguém consegue traçar bons planos apenas se pautando no que “fulano” diz ser bom. Apenas conhecendo a nós mesmos é que sabemos o que nos ajuda a criar um futuro mais saudável e promissor.

Sendo assim, tenha em mente que as dicas abaixo partem exatamente dessa premissa. Acompanhe:

1. Analise o seu cenário atual: O que está bom e o que está ruim?

O primeiro ponto que deve entrar em cena são os seus dias atuais.

Reserve um tempo para pensar na sua rotina, no seu trabalho, vida acadêmica e amorosa, e assim por diante.

Use caneta e papel para ir analisando o que está bom e o que está ruim dentro de cada bloco da sua vida. No começo, você pode sentir certa dificuldade de colocar tudo isso em palavras, mas faz parte.

À medida que você for pensando e analisando a sua vida, tornará mais fácil escrever o que você realmente pensa e sente sobre a sua vida atual.

2. Pense sobre aonde você quer estar no futuro

Agora que você já conseguiu enxergar bem o seu presente, é hora de pensar no seu futuro.

Você pode pensar sobre o que quer ter daqui 5 e 10 anos, analisando com atenção o que você espera de ambas as datas.

Claro que você precisa ser realista (não dá para dizer que quer morar em marte daqui 10 anos), pois assim se torna viável traçar um plano de verdade. 

3. Quais são os passos essenciais para atingir esse futuro?

Com um futuro em mente, é hora de começar a traçar os passos necessários para atingir esses resultados.

O que pode ser feito? Quais atitudes devem ser implementadas na sua rotina? E quais das atitudes que você tem, hoje, devem ser descartadas? Analise isso com cuidado e, novamente, vá anotando de acordo com o “bloco” da sua vida (amorosa, acadêmica, profissional, etc.).

4. O que pode ser iniciado ainda este ano, mês e semana?

Dentro dos planos acima, comece a analisar o que pode ser iniciado ainda este ano, mês e semana. Coloque novamente na ponta do lápis e comece a criar um checklist diário, de acordo com as suas prioridades a partir de agora. Assim, torna-se viável fazer planos de longo prazo.

5. Converse sobre os seu planos e sempre tenha-os à vista

Além de fazer planos de longo prazo, comece a conversar sobre eles e tenha-os sempre à vista. Isto é, crie um painel dos seus objetivos e sonhos, e procure compartilhar essas ideias com quem você ama.

Ambos os comportamentos lhe mantêm próximo do que você deseja e fortalecem a sua motivação e foco. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.