Pensamentos de longo prazo: Como aderi-los?

Aderir aos pensamentos de longo prazo exige paciência e dedicação. Em tempos de vidas imediatistas, torna-se difícil conseguir pensar e projetar sobre o futuro. Afinal, queremos tudo para “ontem”, assim como queremos consumir uma enxurrada de conteúdos em menos de 5 minutos.

Porém, podemos dizer que nem tudo está perdido. Com paciência podemos conquistar um pensamento mais focado no longo prazo, fugindo daquela ideia de querer tudo o quanto antes, custe o que custar.

No decorrer deste texto, você verá algumas sugestões que poderão lhe ajudar nesse objetivo. Acompanhe!

Como aderir pensamentos de longo prazo?

Para aderir aos pensamentos de longo prazo você precisa conhecer a si mesmo. Apenas sabendo o que realmente faz sentido para você é que se torna viável construir planos sólidos para o futuro.

Até porque, convenhamos… Ninguém merece criar planos de longo prazo focados no que as outras pessoas julgam como interessante, concorda?

Sendo assim, considere os passos abaixo como dicas de autoconhecimento:

1. Analise quais são os seus maiores sonhos

Sente-se em um lugar tranquilo e comece “mergulhar” dentro de você, questionando-se acerca dos seus maiores sonhos hoje. O que você deseja do seu futuro? Qual é o cenário ideal para você? Aonde você quer estar daqui 10 anos?

Tudo isso pode lhe ajudar a entender quais são os seus maiores desejos.

O ideal é que você comece a escrever sobre esses desejos, colocando no papel tudo o que você almeja conquistar. Assim, torna-se viável pensar em um futuro mais bem planejado e estruturado, de acordo com um plano de longa data.

2. Divida esses sonhos em etapas

Depois de traçar os seus maiores sonhos para com o futuro, comece a dividi-los em etapas. Quais são os passos que devem ser dados para alcançar o objetivo lá na frente? O que você deve fazer, mês a mês, para se tornar a pessoa que almeja ser daqui a dez anos?

Esse momento pode se prolongar – você não precisa concluir seus planos  de uma hora para outra. Aqui, o ideal é que os pensamentos de longo prazo comecem a fazer parte da sua mentalidade.

3. Verifique o que pode ser feito no hoje

Dentro dos passos que você traçou na etapa acima, comece a pensar sobre o que você pode executar no hoje. Analise quais ações podem ser tomadas hoje, amanhã e durante a semana.

O que você precisa fazer, agora, para ser a pessoa que almeja ser? Quais ações devem ser, inclusive, descartadas da sua vida? Analise isso com cuidado e comece a montar as suas prioridades de vida, pautando-se nos pensamentos de longo prazo.

4. Converse sobre os seus planos

Conversar com as pessoas sobre os seus planos pode ser bem interessante na hora de criar o hábito de ter pensamentos de longo prazo. Afinal, você estará se comprometendo consigo mesmo e com os outros. 😉

5. Mantenha os objetivos sempre à vista

Os seus objetivos devem estar sempre à vista. Coloque em forma de cartaz no seu escritório, ou faça uma página na sua agenda que você possa ver todos os dias. Isso tudo fortalece os pensamentos de longo prazo.

E para finalizar, lembre-se: o tempo passa, você fazendo ou não. Que tal começar a fazer aderindo aos pensamentos de longo prazo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.