Como fazer networking nas festas de fim de ano?

Fazer networking nas festas de fim de ano parece uma boa ideia para você? Realmente é! Porém, isso não quer dizer que todo mundo saiba exatamente o que deve ser feito para se aproximar dos colegas e fortalecer as relações profissionais, não é mesmo?

A boa notícia é que preparamos este conteúdo com algumas sugestões que podem ser bem interessantes. Basta acompanhar este texto até o fim. 🙂

Como fazer networking nas festas de fim de ano?

Existem diferentes maneiras de fazer networking nas festas de fim de ano. O primordial é manter o respeito e o equilíbrio na abordagem. Isto é, evite se aproximar de pessoas de uma maneira muito exagerada, tentando ser super extrovertido, pois os mais tímidos podem se sentir desconfortáveis e incomodados.

Logo, é interessante ir aos poucos, apresentando-se, conversando sobre assuntos diversos, etc. A seguir, descrevemos um possível passo a passo. Analise:

1. Aproxime-se de quem você não conhece

Comece se aproximando de quem você não conhece. No entanto, jamais interrompa a conversa que a pessoa pode estar tendo com outro colega de trabalho. O ideal é que você se introduza aos poucos, sem parecer invasivo e sem querer se destacar demais.

Cumprimente a pessoa e todas que estiverem fazendo parte da conversa, pois poderia ser rude cumprimentar apenas o colega que você quer desenvolver a conversa.

2. Apresente-se

Depois de se aproximar e cumprimentar, lembre-se de se apresentar. Aqui, é interessante falar o que você faz, mas de uma forma bem resumida. Por exemplo, você pode falar em qual setor trabalha, em qual turno e quais as suas principais atividades, de uma maneira bem genérica mesmo, apenas para que o seu colega de empresa consiga compreender qual é o seu papel ali.

Se possível, pergunte sobre a pessoa, para que ela também se apresente e você tenha a oportunidade de saber um pouco mais sobre ela.

3. Converse sobre coisas triviais

Você não precisa trazer assuntos profundos o tempo todo. Claro que alguns temas relevantes podem ser discutidos, mas lembre-se de que você quer fazer networking nas festas de fim de ano, ou seja, é um momento de descontração e diversão.

Por isso, é interessante trazer à tona alguns assuntos que sejam mais leves e triviais, ao invés de focar apenas no que pode ser super importante.

Assim, quebra-se o gelo e pode-se se aproximar mais da outra pessoa.

4. Não exagere na proximidade

Como mencionamos no começo, evite querer ser extrovertido demais, caso essa não seja uma característica genuína sua. Afinal, as pessoas podem perceber que você está tentando exagerar na proximidade, o que gera uma efeito rebote: ao invés de ser visto como uma pessoa descontraída, você pode ser considerado invasivo.

5. Mostre interesse genuíno pelo outro

Quando estiver conversando com alguma pessoa, procure demonstrar interesse genuíno por ela. Pergunte sobre ela, sobre o trabalho, sobre a vida, enfim… Demonstre estar interessado em conhecê-la de verdade – e não apenas jogando conversa fora para se aproveitar do momento e expor quem você é.

Considere essas dicas na hora de fazer networking nas festas de fim de ano! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.