Como cuidar da imagem profissional nas festas de fim de ano?

Cuidar da imagem profissional nas festas de fim de ano é muito importante para impedir que os colegas de trabalho acabem criando uma impressão negativa do sujeito. Afinal, a forma de se portar em um ambiente de descontração pode falar muito sobre alguém, em alguns casos, concorda?

Por isso, manter uma postura equilibrada, mesmo que seja em uma festa, é relevante nesses casos. Isso porque não estamos falando de uma festa com amigos e conhecidos de cunho pessoal, mas, sim, de cunho profissional, o que acarreta a necessidade de haver uma postura diferente.

Sendo assim, convidamos você para acompanhar este texto e refletir com a gente.

Como cuidar da imagem profissional nas festas de fim de ano?

Existem diferentes ações que podem ser consideradas na hora de cuidar da imagem profissional nas festas de fim de ano. É muito importante que seja feita uma autoavaliação dos comportamentos e até mesmo da imagem em si que é passada nesse momento. Veja alguns pontos que podem ajudá-lo a refletir:

1. Não exagere na roupa descontraída

Cuidado com a roupa que você vai escolher para a festa. Embora não seja um momento para trabalhar, as festas de fim de ano ainda acontecem em interação com todas as pessoas que trabalham com você.

Isso quer dizer que é muito importante cuidar da roupa que será usada nessa ocasião. Por exemplo, peças muito sensuais podem não ser bem vistas.

2. Evite beber além da conta

Apesar de as festas contarem com a possibilidade de beber de graça, isso não quer dizer que todos os colaboradores têm um passaporte para ficar bêbado em público, concorda?

Infelizmente, a bebida pode fazer com que as pessoas percam um pouco o autocontrole, o que pode acarretar no aparecimento de comportamentos inadequados para um ambiente profissional.

Por isso, se você sabe que tem uma fraqueza com as bebidas, fique atento à quantidade ingerida, ok?

3. Cuidado com os comportamentos muito exagerados

Falar alto demais, dançar de uma maneira que chame toda a atenção para você e outros comportamentos “exagerados” podem ser mal vistos. Por isso, se você quer cuidar da imagem profissional nas festas de fim de ano, fique atento a esse ponto também.

4. Não aproveite o momento para fofocar

A festa de fim de ano não foi feita para falar mal da roupa dos colegas ou para fofocar algo que não foi possível ser contado no expediente. Lembre-se de que a fofoca no trabalho pode ser bastante prejudicial, tanto para você – que fica com a imagem profissional manchada – quanto para o indivíduo que é tema da fofoca.

Portanto, evite esse tipo de comportamento para cuidar da imagem profissional nas festas de fim de ano.

5. Cuidado com as piadas constrangedoras e preconceituosas

Sabemos que as festas de fim de ano foram feitas para descontrair e se divertir. Porém, cuidado com as piadas que você irá contar nesse momento. Sempre avalie o conteúdo delas antes de contar aos colegas, pois em algumas situações as piadas podem ser constrangedoras – sem contar as de cunho preconceituoso.

Atente-se as nossas dicas e boas festas para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.