Dicas de como plantar alecrim dentro de casa

Confira dicas importantes para ter esse tempero sempre à mão

Se você precisa conferir dicas de como plantar alecrim dentro de casa, então essa é hora de prestar atenção em todos os detalhes e segredos que trouxemos hoje. Essa planta aromática, famosa por fazer parte das hortinhas, pode estar em seu lar. Confira então as nossas dicas incríveis de plantio e cuidados com essa espécie incrível.

Confira dicas de como plantar alecrim dentro de casa

Como plantar alecrim dentro de casa -- Reprodução Canva
Como plantar alecrim dentro de casa — Reprodução Canva

Todos que cozinham têm o desejo de ter ervas e temperos sempre por perto. Para conseguir adicionar sabor naquela carne ou, até mesmo, num ensopado. Por isso, uma das plantas que pode ser usada, na hora de cozinhar e de plantar, é o alecrim. Ele é um grande tempero, principalmente por conseguir ser uma planta perene, ou seja, pode ser plantada durante o ano inteiro. Isso facilita a vida de qualquer um, principalmente com as mudanças de temperatura que estão acontecendo no mundo. Por ser de origem mediterrânea, aprecia o clima seco e com bastante vento.

Onde plantar o alecrim

Agora, para que sua planta consiga crescer corretamente, a escolha do local é muito importante. Isso porque, o alecrim precisa receber muita luz solar e vento. Sendo assim, coloque o seu vaso numa janela que receba luz o dia inteiro e que, além disso, esteja constantemente na presença de vento. Com esses dois fatores, o seu alecrim vai crescer até 1,5 m de altura, mas, geralmente, fica por volta dos 60 cm. Do mesmo modo, fique de olho na adubação, pois, apesar do alecrim não ter grandes necessidades, ainda requer adubação duas vezes ao ano!

Preparação do vaso

Uma das partes mais importante, é preparar o seu vaso para conseguir receber o alecrim. Você deve adicionar uma camada, feita de argila expandida, pois, assim vai conseguir garantir uma boa drenagem. Além disso, não terá o temido acúmulo de água, que resulta em apodrecimento das raízes. Essa camada em questão, tem que ter pelo menos dois dedos. 

Em seguida, coloque outra camada, que é composta de manta de drenagem, feita de madeira e, além disso, não permita nenhum buraquinho. Logo após, coloque o substrato que deve estar misturado com areia.

Plantar as mudas de alecrim

Para plantar suas mudas de alecrim, você pode encontrá-las facilmente, sendo compradas, geralmente, em qualquer Agropecuária. Dessa forma, faça um buraco em seu vaso, do tamanho perfeito para receber as mudas. Ele precisa ser fundo suficiente, para que as raízes sejam cobertas e possam crescer. Então, pegue em suas mãos a muda e coloque com cuidado dentro do buraco.

Se tiver mais de uma muda, separe-as por pelo menos 30 cm. Dessa forma, o alecrim não vai tentar “roubar” os nutrientes da outra muda. E tome um cuidado extra para manter intacto o torrão em que está o alecrim, para não ferir as raízes. Por fim, adicione o resto do substrato, até que só a parte superior do torrão apareça e dê algumas batidinhas para firmar o solo.

Cuidado com a rega

A rega é algo importante no cuidado de qualquer planta e isso não é nenhum segredo. O alecrim, quando plantado, deve ser regado até que a água saia pelos furinhos do vaso. Por outro lado, as regas seguintes precisam ser feitas somente quando o solo estiver muito seco. Do contrário, terá o perigo de que as raízes apodreçam e, assim, não corre o risco de que o alecrim acabe morrendo e você perca toda a sua plantação.

As podas

Agora, por mais estranho que pareça, até mesmo o alecrim precisa ser podado de tempos em tempos. Dessa maneira, você estimula que os ramos cresçam mais saudáveis e, também, melhora a formação do arbusto. Do mesmo modo, deve sempre retirar aqueles ramos que estão secos e mortos, porque a presença deles no seu alecrim só roubam todos os nutrientes que iriam direto para os ramos verdes, resultando na morte de todo o seu alecrim. Por isso, fique sempre observando com cuidado o crescimento da planta para ver se existem ramos secos.

Gostou das dicas?

Depois de tantas dicas, fica a pergunta: Você gostou? Foram úteis? Esperamos que sim! São dicas realmente simples de serem colocadas em prática, e que tem uma melhora de 100% no crescimento do seu alecrim e, dessa forma, vai conseguir colher uma boa quantidade! A colheita é feita 90 dias após o plantio, e deve começar com delicadeza nos ramos de cima, utilizando uma tesoura de poda. Fazendo isso, você impede que os galhos fiquem danificados e que não possam dar mais ramos para colheita. Colheita feita? Então agora você pode usar os seus ramos de alecrim em diversos pratos de comida ou, até mesmo, como chá!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.