Fast food: Conheça os riscos desses alimentos

Consumir fast food uma vez ao mês, ou de vez em quando, pode ser que não traga danos à saúde, salvo em casos de pessoas que já têm restrições alimentares devido a algum tipo de enfermidade, claro.

Porém, se o consumo passa a ser semanal e, em casos mais extremos, diários, os riscos de desenvolver doenças e problemas de saúde significativos são bem grandes. Por isso, neste texto nós reunimos algumas informações relevantes sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Conheça os riscos de consumir fast food

Possivelmente você lembra de um alimento fast food que gosta muito e que consome de vez em quando, não é mesmo? Apesar de ele ser super saboroso, precisamos ter a consciência dos danos que ele pode causar à nossa saúde. Afinal de contas, inicialmente pode parecer algo inofensivo, mas à medida que esse alimento é incluído na rotina de forma constante, o corpo pode começar a sofrer com danos significativos. Veja quais são os riscos:

1. Deficiência de nutrientes

Os alimentos vendidos em estabelecimentos de fast food são, em sua grande maioria, pobres em nutrientes. Normalmente, o alimento é apenas saboroso, mas não agrega em nada para o nosso corpo. É o que chamamos de calorias “vazias”, que apenas engordam, nos fazem consumir açúcar e sódio e causam danos à saúde, sem oferecer nutrientes significativos.

Sendo assim, se um indivíduo começa a consumir muito fast food no lugar de alimentos naturais e saudáveis, há chances de ele começar a sofrer com o déficit de nutrientes importantes.

2. Excesso de calorias

O excesso de calorias presente nos alimentos fast food também podem ser responsáveis por casos de obesidade. Consequentemente, a saúde das articulações, cardiovascular e de outros sistemas do organismo podem começar a sofrer danos significativos.

3. Excesso de açúcar e sódio

Apesar de nem sempre estar claro, o excesso de sódio e de açúcar costuma estar presente em fast food. Isso quer dizer que você pode estar expondo o seu corpo a uma maior chance de desenvolver diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, retenção excessiva de líquido, e assim por diante. Portanto, vale a reflexão: será que vale a pena consumir alimentos rápidos, em detrimento do que eles causam em nosso corpo?

4. Problemas digestivos

Os problemas digestivos também podem aparecer quando o fast food está presente na rotina. Isso porque a quantidade de açúcar, gordura e sódio podem ser responsáveis pela má digestão, azia, dor de barriga, entre outros sintomas que, convenhamos, podem atrapalhar consideravelmente a nossa rotina.

5. Desejo recorrente por esses alimentos

Por fim, um dos riscos de consumir esse tipo de alimento é que o fato de eles serem considerados saborosos, por muitas pessoas, os tornam, até certo ponto, “viciantes”. Não no sentido de haver uma dependência química de fato, mas no sentido de serem sempre desejados, a ponto de a pessoa consumir de forma frequente por, simplesmente, amar o sabor do alimento.

Portanto, aqui cabe uma reflexão: será que esse tipo de alimento merece fazer parte da sua rotina? Até que ponto ele realmente deveria estar sendo consumido? Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.