PERIGO: Consequências de comer fritura todos os dias

As consequências de comer fritura todos os dias são inúmeras, e existem muitos estudos que ressaltam cada uma delas. Neste texto, reunimos algumas informações sobre o assunto com o propósito de conscientizar as pessoas que têm o hábito de incluir a fritura no cardápio diário. Acompanhe e saiba mais!

Consequências de comer fritura todos os dias

Abaixo listamos algumas das principais consequências de comer fritura todos os dias para que você reflita sobre o assunto e, quem sabe, pense em mudanças positivas para si mesmo:

1. Doenças cardiovasculares

Durante o processo de fritura, os óleos passam por transformações químicas que, dentro do nosso organismo, podem desencadear efeitos específicos, como um acúmulo de gordura nas artérias do nosso coração. Esse acúmulo de gorduras “atrapalha” as funções cardíacas, aumentando as chances de complicações, como o infarto. Por isso, uma das consequências de comer fritura todos os dias é justamente afetar a saúde cardiovascular.

2. Hipertensão

Pelo mesmo motivo de se acumular na parede das artérias, a gordura proveniente das frituras podem causar o desenvolvimento de quadros de hipertensão. Esses quadros, quando não tratados, podem ser extremamente perigosos, aumentando as chances de infarto e até mesmo de Acidente Vascular Cerebral, devido à pressão existente dentro das artérias do indivíduo.

3. Excesso de peso é uma das consequências de comer fritura todos os dias

Não é novidade para ninguém que o excesso de gordura também pode ser bastante calórico. Isso quer dizer que a ingestão de alimentos fritos faz com que a quantidade de calorias consumidas, diariamente, seja muito acima do que costuma ser recomendado por especialistas, por exemplo. Por isso, o excesso de peso pode aparecer e, em casos mais intensos, a pessoa pode desenvolver obesidade por conta das frituras.

4. Carência nutricional

Quando consumimos muitos alimentos fritos e industrializados, podemos deixar de lado alimentos naturais que são essenciais para a saúde do nosso organismo. Por exemplo, quando substituímos uma salada de cenoura por uma porção de batata frita, corremos o risco de ingerir apenas um carboidrato super calórico, deixando de lado as vitaminas que a cenoura pode nos proporcionar.

No longo prazo, essas trocas constantes podem causar carência nutricional, colocando a saúde em risco, pois a ausência de nutrientes e vitaminas pode afetar os mais diversos sistemas do nosso corpo.

5. Sobrecarga do sistema digestivo

Quem nunca se sentiu um pouco – ou muito – desconfortável depois de comer bastante fritura? Pois é… esses alimentos gordurosos podem ficar mais tempo no estômago, causando estufamento, azia e mal-estar. Além disso, é muito comum as pessoas sentirem cólicas intestinais e até sofrerem com gases no intestino, devido ao “peso” que os alimentos têm dentro do nosso corpo.

É por esses e tantos outros motivos que muitos profissionais da saúde sempre indicam um consumo moderado de alimentos fritos. Isto é, nós não precisamos, necessariamente, excluí-los de nossas vidas, mas devemos respeitar os limites do nosso corpo, sem exagerar.

E esses limites, inclusive, podem ser discutidos com um nutricionista. Assim, você poderá comer aquele hambúrguer que tanto ama sem sentir culpa ou “medo”. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.