Fases do Open Banking: padronização, compartilhamento, acesso e ampliação

O Open Banking se refere à padronização e compartilhamento de informações, bem como, ao acesso e ampliação de produtos. Entenda melhor!

Open Banking Brasil: entenda o Sistema Financeiro Aberto

O Open Banking é o Sistema Financeiro Aberto e dará mais liberdade de escolha por meio do compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros, conforme informa o site do Open Banking Brasil.

Sendo assim, o Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor.

A pessoa física ou jurídica decide quando e com quem deseja compartilhar seus dados

Dessa forma, a pessoa física ou jurídica, é quem decidirá quando e com quem deseja compartilhar seus dados. Uma vez que o Open Banking assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.

Conforme informa o cronograma oficial do Open Banking, o sistema será implementado de forma gradual e em fases. Confira os pontos destacados pelo Open Banking Brasil:

Open Data padronizado das instituições financeiras- 1ª fase

Conforme o cronograma oficial, na 1ª fase, as informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços devem ser disponibilizadas, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.

Compartilhamento de dados do consumidor – 2ª fase

Já na fase 2, você poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. No entanto, o Open Banking Brasil ressalta que tudo é feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.

Serviços à  escolha do consumidor – 3ª fase

Por conseguinte, a terceira fase permite o acesso a serviços financeiros, como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais você já tem relacionamento.

Ampliação de dados, produtos e serviços – 4ª fase

Por fim, a 4ª fase visa a inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.

O registro no sistema é automático?

Conforme informa o Open Banking Brasil, o registro do cliente no sistema não ocorre de forma automática. Sendo assim, para compartilhar seus dados no Open Banking é necessária a sua manifestação ativa, na forma de consentimento para finalidades determinadas à  instituição para a qual deseja enviar seus dados. 

Dessa forma, o consentimento terá prazo de validade compatível com essas finalidades, limitado a 12 meses. Esse processo será feito em ambiente digital seguro, inclusive com a identificação do consumidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.