Inflação: O que é e motivos para acontecer

A inflação é uma velha conhecida do povo brasileiro, sobretudo nos anos 80, começo dos 90 e nos dias de hoje. Desta forma, é um tema recorrente nos vestibulares, assim como no Enem. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre ela, acompanhe o artigo e fique por dentro.

O que é inflação?

A inflação ocorre quando a o aumento de preços e serviços, isto é, acontece uma alta generalizada e constante dos mesmos. 

Inclusive ela pode ser confundida com oscilações do preço, mas são coisas distintas, uma vez que a última reflete a movimentação realizada pelo mercado.

De maneira simplificada, quando a inflação cresce, a população sentirá um aumento de custos para comprar produtos que estão acostumados a consumir.

Dessa maneira, em um exemplo básico quando um indivíduo realizava suas compras e custava R$300 e o mercado trabalha com uma taxa de inflação de 20% a.a. sua aquisição dos mesmos produtos será de R$360.

Portanto, a população acaba tendo uma diminuição no poder de compra, afinal o dinheiro acaba cada vez mais desvalorizado. 

Motivos

Vários motivos podem desencadear a inflação e os mais comuns estão a alguns fatores, são eles:

  • Gestão de gastos públicos inadequada: Acontece quando o governo gasta mais do que arrecada. Desse modo, provavelmente terá que tomar medidas para aumentar a arrecadação, aumentando ou criando impostos, por exemplo. Por conta disso, o preço do produto aumenta consideravelmente.
  • Aumento do custo de produção: Com a elevação do custo das matérias primas, o produto chega com valor muito alto ao bolso do consumidor final.
  • Baixa produção: Esse último pode ocasionar um desajuste no mercado, aplicada sobretudo à lei da oferta e demanda, ou seja, muita procura e pouco produto disponível para compra.

Esses são alguns dos principais motivos que podem estimular o aumento da inflação e impactar diretamente no bolso da população. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Não deixe de ler também – História do Brasil: Sistema e Economia Colonial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.