Falta de assertividade: sinais e consequências

A falta de assertividade, no começo, pode ser bem silenciosa. Porém, à medida que o tempo passa ela pode começar a impactar o bem-estar e os resultados que você atinge na sua vida.

Sendo assim, pensar sobre o assunto é de suma importância para melhorar a sua qualidade de vida e viabilizar o seu crescimento. Saiba mais acompanhando este conteúdo!

Sinais da falta de assertividade

Como mencionado anteriormente, a falta de assertividade pode ser silenciosa. Por isso, fique atento a alguns dos sinais desse tipo de postura passiva:

1. Problemas para dizer “não”

Uma pessoa que não consegue negar nada, mesmo querendo dizer “não”, pode estar sofrendo com a falta de assertividade. Isso porque ela não tem coragem de ser assertiva e de justificar a sua negação, focando em apenas agradar as outras pessoas.

2. Dificuldade para tomar decisões

Na hora de tomar uma decisão, como você costuma se portar? É uma pessoa que consegue pensar claramente nos prós e contras, ou tem dificuldade até para isso? Consegue dizer sim ou não, ou parece que nunca tem uma resposta, de fato, e deixa tudo nas mãos das outras pessoas? Pense sobre isso!

Afinal, a falta de assertividade está muito associada à dificuldade para tomar decisões.

3. Medo excessivo do futuro

O futuro pode ser um verdadeiro pesadelo para pessoas que não têm assertividade. Isso pode decorrer do fato de que ela não se sente capaz de planejar um bom futuro, tendo um medo excessivo com relação ao que “pode” acontecer. Sem saber quais passos dar, sente-se perdida e receosa.

4. Falta de propósito e de planos

A falta de propósito e de planos para o futuro também é um grande problema. Uma pessoa que não consegue se planejar ou sequer pensa sobre os seus propósitos pode estar apresentando comportamentos de falta de assertividade. Afinal, ela não consegue fazer um plano, pois está sempre em dúvida ou teme as consequências, deixando todas as decisões de lado.

Consequências da falta de assertividade

Se você detectou sinais da falta de assertividade na sua rotina, é hora de iniciar a sua autoanálise e buscar formas de aumentar a assertividade em sua vida. Isso pois as consequências podem até não ser sentidas agora, mas no futuro serão. Entenda:

1. Sem planos, qualquer caminho será percorrido

Se você não faz planos para o futuro, cairá no erro de percorrer qualquer caminho que apresentarem para você. Isso aumenta as chances de insatisfação com a vida.

2. As decisões não tomadas podem trazer consequências

Quando não tomamos uma decisão importante, podemos nos deparar com as consequências que elas provocam. É o caso de procrastinar decisões importantes e, por conta disso, ter que lidar com as escolhas alheias – e sem questionar.

3. Questões emocionais e psicológicas

As questões emocionais e psicológicas também podem aparecer. A sensação de insatisfação, a baixa autoestima, o medo e outras questões podem “travar” o desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, é muito importante pensar sobre como desenvolver a assertividade para elevar a qualidade de vida. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.