Faço aniversário em maio e não recebi o FGTS. Veja dicas de como proceder

Segundo informações do Governo Federal, liberação extraordinária do FGTS para quem nasceu em maio aconteceu ainda no sábado (14)

No último sábado (14), a Caixa Econômica Federal liberou mais uma parcela extraordinária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores formais. Na ocasião, o saldo foi depositado nas contas das pessoas nascidas no mês de maio. Todavia, há relatos de cidadãos que ainda não receberam nada.

Se você está no grupo das pessoas que nasceram no mês de maio e ainda não receberam o saldo, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é analisar as informações da sua conta através do app oficial do próprio FGTS. O aplicativo está disponível para download nos sistemas de celulares Android e iOS. Não é preciso pagar nada.

Por lá, o cidadão poderá conferir as informações da sua conta. É possível saber, por exemplo, qual é o saldo que está disponível para ele. Caso não tenha nada, então significa que os últimos empregadores não depositaram o valor devido na conta do trabalhador. Para resolver, o cidadão poderá ligar para o próprio patrão afim de esclarecer o que aconteceu.

Caso a situação não se resolva, o cidadão pode entrar em contato com o próprio Ministério do Trabalho para tentar explicar o que aconteceu e entrar na justiça contra a empresa que não depositou os saldos. A via judicial não costuma ser um caminho rápido, mas caso o cidadão tenha direito ao dinheiro, a tendência é que ele consiga recuperar o montante.

Tenho saldo, porém não recebi

Entretanto, há ainda os casos das pessoas que não receberam nada mesmo tendo algum saldo disponível no app. A situação é mais comum do que se imagina e atinge boa parte dos trabalhadores formais que têm direito ao benefício. A Caixa afirma que não é preciso sair de casa para resolver o problema.

Geralmente, os trabalhadores formais não precisam solicitar o dinheiro do FGTS extraordinário. A maioria dos usuários recebe o saldo de forma automática. No entanto, há situações em que a solicitação se faz necessária.

Dessa forma, é possível que o cidadão não tenha recebido nada nos últimos dias, justamente por causa da falta de solicitação do saldo. Mesmo que a data de depósito já tenha passado, é viável realizar o processo do pedido.

Basta abrir o próprio app do FGTS e solicitar o depósito. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a liberação do saldo acontecerá para este público na data do pagamento do grupo imediatamente seguinte ao seu.

Mudanças no FGTS

Nas últimas semanas, o Governo Federal anunciou uma série de mudanças no FGTS para este ano de 2022. A primeira delas foi a liberação de até R$ 1 mil que já está sendo pago desde o último mês de abril.

Além disso, o Governo também anunciou que os repasses do Fundo de Garantia também poderão servir para que mulheres paguem creches para os seus filhos, ou ainda para que elas paguem cursos profissionalizantes.

Informações da Folha de São Paulo dão conta de que o Planalto também analisará a possibilidade de diminuir o FGTS para todos os trabalhadores. O Governo Federal ainda não confirma a informação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.