Excesso de funções no trabalho: Você sofre por isso?

Nem sempre o excesso de funções no trabalho pode ser diagnosticado facilmente. Isso porque ele pode ser silencioso e, em alguns casos, aparentar proatividade ou produtividade.

Porém, como sabemos que todo excesso pode ser prejudicial, é importante partimos de uma boa autoanálise para detectar a presença ou ausência do problema. Afinal, será que você sofre com esse excesso? Vamos refletir a seguir!

Você sofre por conta do excesso de funções no trabalho? Veja alguns sinais do problema

Você tem se sentido cansado, ou com aquela sensação de que nunca consegue cumprir a sua missão do dia? Bem, esses já são alguns dos sinais do excesso de funções no trabalho.

No entanto, abaixo detalhamos outros fatores que podem deixar esse problema mais claro. Continue lendo.

1. Sensação constante de improdutividade

Você dificilmente tem se sentido produtivo? Bom, isso pode ser um reflexo de que você tem feito muitas atividades, todos os dias, e não tem conseguido tempo para terminar todas elas.

Assim, mesmo quando você finaliza grande parte das suas tarefas, parece que sempre “falta algo” para complementar o seu dia de trabalho.

2. Pessoas de diferentes setores solicitam a sua ajuda

Quando as pessoas vêm buscar algum auxílio seu, elas vêm de quantos setores? Um ou dois? Ou muito mais do que isso?

Repare, quanto mais pessoas com funções diferentes vêm buscar a sua ajuda ou dica, maiores são as chances de você estar desempenhando um excesso de funções no trabalho.

3. Você precisa mudar o seu foco de trabalho constantemente

A sensação que você tem é a de que está, a todo momento, “virando uma chave” dentro da sua mente? Bom, isso pode ser o reflexo do excesso de funções no trabalho.

Afinal, se você precisa oscilar o seu foco de trabalho o tempo todo, é porque está lidando com tarefas que nem sempre têm ligação uma com a outra.

4. Você sente o seu corpo e a sua mente esgotados

O esgotamento físico e mental também pode ser um bom indicativo de que algum excesso está sobrecarregando você.

Sendo assim, tente analisar quais são os gatilhos por trás desse tipo de sensação, pois dessa forma você terá maiores chances de detectar o problema e, dessa maneira, buscar a melhor solução para você.

5. É difícil listar as suas prioridades

Se alguém lhe pedir para listar as suas prioridades, será que você conseguiria fazer isso facilmente? Ou sequer conseguiria criar uma hierarquia de tarefas?

Bom, quando o excesso de funções no trabalho aparece, tendemos a ter uma maior dificuldade para entender o que é prioridade e o que não é.

Afinal, como a carga de tarefas é alta e elas estão envolvidas com setores diferentes, cada setor terá as suas próprias prioridades. Assim, tudo pode ser uma grande prioridade! O que demonstra que não existe foco e centralização nas suas funções.

 

Caso você perceba que está se sentindo muito sobrecarregado com tantas funções, cogite conversar com o seu gestor.

E caso você seja o líder, passe a delegar melhor as funções no ambiente de trabalho. Para assim criar uma atmosfera mais justa e equilibrada para todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.