Chá de limão com orégano? Veja as vantagens do consumo diário

Os chás, quase em geral, são ótimos aliados para aumentar a imunidade, seja de quem está doente ou de quem quer apenas se prevenir.

Que o limão é uma excelente fruta para fazer chás não há dúvidas, mas, você já pensou na possibilidade de misturá-lo com orégano? Embora a mistura não faça muito sentido, principalmente pelo fato de o orégano ser usado por muitos, apenas, como tempero de comidas salgadas, pode trazer grandes benefícios à saúde.

Veja também: Como fazer Soro Caseiro da maneira mais simples possível

Os chás, quase em geral, são ótimos aliados para aumentar a imunidade, seja de quem está doente ou de quem quer apenas se prevenir. Com a união desses dois ingredientes cheios de propriedades benéficas é possível evitar doenças ou se recuperar com mais rapidez de algum mal-estar.

O limão, por exemplo, é rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico e previne doenças relacionadas ao trato respiratório. A fruta ainda auxilia na circulação e é capaz de evitar o surgimento de doenças cardiovasculares. Também é uma ótima aliada para quem quer perder peso.

O orégano, por sua vez, contém propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir inflações e a prevenir o aparecimento de doenças como o câncer. Além disso, a erva é ótima para o sistema imunológico, já que também é antiviral e antibacteriana.

Receita de chá de orégano com limão

Ingredientes:

  • 2 rodelas de limão;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Em uma chaleira ou caneco, adicione água potável e coloque no fogo até levantar fervura. Desligue a chama e coloque o limão e o orégano. Tampe o recipiente e aguarde 10 minutos. Se quiser adoçar, faça isso com mel. A dica é bebê-lo ainda quente.

Como fazer Soro Caseiro da maneira mais simples possível

As chuvas, o uso de ventilador e as variações no clima fazem do verão um período muito propenso para resfriados leves e pequenos problemas respiratórios como rinite e sinusite. E o soro caseiro é um grande aliado na hora de lidar com esses problemas.

É uma opção que qualquer um pode fazer em casa, de forma rápida e fácil, e pode ser usado para limpar as vias aéreas e auxiliar a entrada de ar nos pulmões. Apesar de ser um processo simples, muitas dúvidas existem sobre como fazer um soro caseiro.

Mas essa não é a única utilidade para soro caseiro. Ele é uma ótima opção para casos de diarreia, em que há desidratação e outras situações que podem pedir uma reposição de líquidos, já que isso é fundamental para a saúde do corpo.

Existem algumas proporções que devem ser seguidas para garantir que o líquido esteja próprio para o uso no corpo humano. Nesse texto, confira o passo a passo de como fazer o soro caseiro, com algumas utilidades importantes dessa receita.

Primeiro passo: água limpa

Para fazer soro caseiro é fundamental que seja usada uma água limpa. Por isso, sempre utilize água filtrada ou compre água mineral, que terá as condições ideias para a aplicação, já que ela é bem limpa e controlada.

Segundo passo: sal e açúcar

Além da água, os únicos ingredientes utilizados serão sal de cozinha e açúcar refinado. Qualquer um pode ser usado, desde que esteja limpo e tenha uma boa conservação antes do uso, para garantir que esteja em bom estado.

Terceiro passo: as medidas

Para 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida, adicione 20g de açúcar (uma colher de sopa) e 3,5g de sal (colher de chá). Isso vai garantir que o soro tenha os sais necessários para fazer a reposição de líquidos e promover a limpeza desejada.

É muito importante ter cuidado para não passar a medida de sal, já que esse componente do soro caseiro pode aumentar o nível de desidratação em casos de pessoas que vão utilizar o líquido para repor nutrientes e hidratar o corpo.

Quarto passo: mistura e conservação

Com essas medidas em um recipiente, misture tudo muito bem, para garantir que seja um soro bem equilibrado e com todos os nutrientes desejados em toda a água. Esse líquido pode ser bebido várias vezes ao dia, por meio de pequenos goles.

O soro caseiro é seguro e mantém seus componentes vivos por até 24 horas, portanto é fundamental fazer e utilizar o produto de forma constante durante um dia e, caso precise no dia seguinte, refazer a receita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.