Europa: 3 grandes revoluções para estudar

Esses eventos históricos caem em todas as provas!

A Europa foi palco de grandes revoluções. Selecionamos as três principais e que, por isso, não ficam de fora de vestibulares, Enem e concursos públicos. Confira resumo para estudar e aproveite os demais artigos relacionados!

Revolução Francesa

A Revolução Francesa, que começou em 1789, afetou todos os aspectos da França e grande parte da Europa. Muitas vezes, recebe o nome de início da era moderna. A revolução começou com uma crise financeira e uma monarquia que sobrecarregou e sobrecarregou seu povo.

A revolta inicial foi apenas o começo do caos que varreria a França, assim como desafiaria todas as tradições e costumes do governo.

No final, a Revolução Francesa teve suas consequências. O principal deles, a saber, foi a ascensão de Napoleão Bonaparte em 1802. Ele lançaria toda a Europa na guerra e, no processo, redefiniria o continente para sempre.

Leia mais sobre em outro artigo: Revolução Francesa: Resumão para você ir bem na prova de História

Revolução Industrial

A segunda metade do século 18 viu mudanças científicas e tecnológicas que mudariam radicalmente o mundo. A primeira “revolução industrial” começou por volta de 1760 e terminou na década de 1840.

Durante esse tempo, a mecanização, assim como as fábricas alteraram a natureza da economia e da sociedade. Além disso, a urbanização e a industrialização remodelaram a paisagem física e mental.

Essa foi a época em que o carvão e o ferro assumiram as indústrias e começaram a modernizar os sistemas de produção. Também testemunhou a introdução da energia a vapor que revolucionou o transporte. Isso levou a uma grande mudança e crescimento populacional como o mundo nunca tinha visto.

Leia mais sobre em outro artigo: Curiosidades sobre a Primeira Revolução Industrial: confira!

Revoluções russas

Em 1917, duas revoluções convulsionaram a Rússia. O primeiro levou à guerra civil e à derrubada dos czares. Isso ocorreu perto do fim da Primeira Guerra Mundial e terminou com a segunda revolução e a criação de um governo comunista.

Em outubro daquele ano, Vladimir Lenin e os bolcheviques conquistaram o país. A introdução do comunismo em uma grande potência mundial ajudou a transformar a política mundial.

Leia mais sobre a Rússia: Questão da Crimeia: a disputa entre Rússia e Ucrânia

E então, o que achou do post? Compartilhe com quem precisa saber disso.

Não deixe de ler também: História Geral: o que foi o Massacre da Praça da Paz Celestial? 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.