Curiosidades sobre a Primeira Revolução Industrial: confira!

Descubra esses fatos curiosos sobre o evento!

Curiosidades sobre a Primeira Revolução Industrial: um resumo

A Primeira Revolução Industrial surgiu na segunda metade do século XVIII, a partir do ano de 1760, na Inglaterra. 

O assunto possui extrema relevância e, assim, não é de se surpreender que o mesmo seja tão abordado pelas principais provas de todo o país.

Dessa maneira, o texto de hoje trouxe curiosidades sobre esse evento. Isso porque, esses fatos podem te ajudar nos seus estudos, na compreensão da Primeira Revolução Industrial e, além disso, podem ser usados como repertório na sua redação.

A proximidade com o mar

Você sabia que a proximidade com o mar foi um dos fatores que permitiu o pioneirismo da Inglaterra na Primeira Revolução Industrial? 

Isso mesmo. O país é marcado por uma localização privilegiada, uma vez que possui acesso a importantes rotas de comércio via mar. 

Durante a Primeira Revolução Industrial, os portos foram cruciais para a exportação de produtos industrializados e para a importação de matéria-prima. 

Falta de legislação trabalhista

Durante os primórdios da Primeira Revolução Industrial, não existia nenhum tipo de legislação trabalhista que protegesse os trabalhadores e que garantisse direitos aos mesmos. 

Assim, os operários eram submetidos a péssimas condições de trabalho, sem direito de férias e chegando a cumprir jornadas de mais de 15 horas por dia.

Os quebra-máquinas

Durante a Primeira Revolução Industrial, alguns grupos foram contrários ao uso de máquinas nas indústrias. Isso porque, essas pessoas acreditavam que as máquinas estariam “roubando” os empregos de muitos trabalhadores, uma vez que muitos perderam os seus trabalhos nessa época. 

Os indivíduos se juntavam em grupos dominados de “ludistas”, parte do movimento conhecido como “ludismo”. Os grupos, então, entravam em fábricas e quebravam as máquinas como forma de protesto. 

Mudanças sociais

A Primeira Revolução Industrial foi responsável por uma série de mudanças, que afetaram não somente a economia da Europa, mas também a sociedade da época. 

Um dos exemplos de consequências geradas pela revolução naquele momento foi as transformações nos hábitos e nas roupas das pessoas. Isso porque, com a grande produção das recém-criadas indústrias têxteis inglesas, os indivíduos passaram a poder utilizar roupas de materiais diversificados e, ainda, poder escolher entre uma grande variedade de estilos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.