Quais são as doenças causadas pelo estresse?

Você conhece quais são as doenças causadas pelo estresse? Conhece as consequências que os picos de estresse podem causar em seu organismo? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje.

Vamos lhe apresentar os efeitos que podem surgir a partir do estresse não tratado e não observado. Saiba mais abaixo.

Quais são as doenças causadas pelo estresse?

Mas afinal, quais são as doenças causadas pelo estresse? Veja a lista a seguir e saiba mais:

1. Depressão

Quando estamos em um pico de estresse, automaticamente os nossos níveis hormonais passam a sofrer alterações. É um reflexo natural do corpo, com o intuito de fazer com que  fiquemos alertas e busquemos ações que aliviem a fonte de estresse.

Isso porque, na essência, o estresse nada mais é do que um estado de alerta para que tomemos decisões importantes.

Porém, quando esse estresse não é bem administrado, os níveis hormonais podem sofrer variações muito intensas, resultando em um aumento de cortisol no organismo.

Como consequência, o desenvolvimento da depressão pode se iniciar a partir deste cenário.

2. Problemas cardíacos

Quando estamos nos sentindo estressados, o coração pode acelerar e a nossa pressão arterial aumenta. Isso ocorre a partir da redução de fluxo sanguíneo que o estresse é capaz de desencadear.

Assim, quando o estresse é repetido e se transforma em algo crônico, pode causar irregularidades no funcionamento do sistema circulatório e no coração, evoluindo para os comprometimentos das artérias e até mesmo infarto.

3. Quais são as doenças causadas pelo estresse? Insônia

O estresse e todas as alterações hormonais podem impactar na qualidade do sono, gerando noites menos reconfortantes e energizantes e fazendo com que o cansaço diário também sirva de gatilho para o estresse.

Com isso, cria-se uma “bola de neve” do estresse: noites mal dormidas, maior estresse ao longo do dia e maiores dificuldades para dormir.

4. Doenças digestivas

Quem passa por períodos de altos níveis de estresse sabe o quanto o mesmo é capaz de desencadear efeitos intensos em nosso sistema digestivo.

Aqui podemos citar dores de barriga, diarreia, gastrite e úlceras, azia, má digestão, entre outros problemas. Tudo isso porque a psicossomatização é uma realidade que põe em pauta o que a mente esconde.

5. Quais são as doenças causadas pelo estresse? Doenças de pele

As doenças de pele também entram para a nossa lista de doenças causadas pelo estresse. Basta analisarmos períodos em que estamos com alergias, dermatites e até mesmo acnes e nos daremos conta de que o estresse esteve mais evidente nestes momentos.

Afinal, a pele é o maior órgão do nosso corpo e, por conta disso, é o primeiro a demonstrar sinais de desequilíbrios psicológicos. Um exemplo disso é a própria maskne, que surge por conta do uso de máscaras e estresse na pandemia.

Cuide da sua saúde mental com mais atenção

Estamos no Janeiro Branco, e é chegado o momento de cuidarmos de nossa saúde mental com mais atenção. Para isso, atente-se aos sinais de estresse e ansiedade e saiba dar pausas importantes ao longo dos dias.

Cuide de você, faça psicoterapia e não se sobrecarregue tanto. Lembre-se que todo mundo possui limites pessoais que devem ser respeitados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.