Como escolher a graduação ideal?

Saber escolher a graduação ideal pode parecer algo muito difícil e, alguns casos, propulsor de muita angústia e ansiedade. Não é para menos! A graduação envolve o futuro, os sonhos, a carreira certa, entre tantas outras variáveis… Ao considerarmos isso, analisar as possibilidades disponíveis no mercado é essencial para uma escolha qualificada.

Mas o que analisar? Como analisar? Como saber escolher a graduação ideal para assim seguir um caminho frutífero? Acompanhe o nosso texto e veja as dicas que trouxemos para lhe ajudar nessa escolha.

Dicas de como escolher a graduação ideal

Um primeiro ponto que deve ser analisado, antes de qualquer escolha, é que o dinheiro não deve ser o centro da sua decisão. Embora saibamos que “ganhar bem” é essencial para ter qualidade de vida, o dinheiro não pode ser visto como a mola propulsora da sua escolha.

É preciso agir de uma forma mais racional e escolher uma alternativa que se encaixe no seu perfil e nos seus gostos pessoais. Dessa maneira, as chances de ter um resultado mais gratificante é muito maior.

Dito isso, vamos agora às dicas que separamos para você:

1- Faça uma autoanálise de tudo que você gosta e não gosta de fazer

Vale anotar qualquer coisa que você gosta e não gosta de fazer. Não censure a sua mente e permita que os seus pensamentos fluam livremente. Isso pode lhe ajudar a escolher a graduação que mais se encaixa no seu perfil.

Porém, na hora em que estiver listando essas coisas, não tente focar em uma graduação. Isto é, ao pensar que você gosta de ler, não tente encontrar uma graduação que se encaixe nesse tipo de gosto pessoal. Deixe para fazer isso depois.

2- Observe as suas habilidades e analise quais você gostaria de ter

Depois de listar tudo o que você gosta e conseguir visualizar, no papel, esses gostos pessoais, comece a listar quais habilidades você possui, envolvidas com aquelas atividades. Ao mesmo tempo, comece a pensar sobre as habilidades que você ainda não tem. Por exemplo, se você gosta de escrever, mas ainda não sabe escrever grandes livros ou roteiros, anote isso como uma habilidade a ser explorada.

3- Comece decidindo uma área para você atuar

Com todos os materiais e dados colhidos em mãos, comece a analisar quais áreas de atuação mais combinam com você.

Isto é, você gosta de fazer atividades mais de humanas, biológicas ou exatas? Analise com cuidado, sempre se atentando para as listas de gostos e habilidades pessoais. Se ficar difícil, assista a vídeos sobre as áreas de atuação e tente se visualizar em cada uma delas, encontrando a mais adequada ao seu estilo.

4-Leia mais sobre os cursos e as áreas de atuação

Encontrou a área de atuação? Então é hora de saber mais sobre os cursos disponíveis dentro dela.

Tire um tempo para ler todos os detalhes sobre cada curso. Isso não precisa ser feito em um único dia, é claro. Você pode ir estudando, conhecendo pessoas de cada curso e analisando o mercado aos poucos, até eleger aquelas profissões que mais se encaixam nas suas expectativas e desejos.

5- Faça testes vocacionais para escolher a graduação ideal

Para finalizar o passo a passo de como escolher a graduação ideal, faça testes vocacionais com psicólogos qualificados para isso. Assim você conseguirá se aprofundar no seu autoconhecimento e com certeza chegara à respostas mais conclusivas. Experimente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.