Como escolher a carreira certa? Algumas dicas que podem te ajudar

Escolher a carreira certa é fundamental para que qualquer pessoa possa se sentir mais feliz e realizada em sua vida profissional. É a partir dessa escolha que a produtividade e o bem-estar de um sujeito podem estar pautados. Por isso é tão difícil escolher!

O que considerar na hora de escolher uma carreira? Por onde começar? O que pesquisar, ao certo, para ter informações precisas sobre o mercado de trabalho? Veja as nossas sugestões e boa sorte!

Dicas de como escolher a carreira certa

Antes de qualquer coisa, é importante frisarmos que escolher a carreira certa não é o mesmo que escolher a carreira definitiva. Lembre-se que estamos sempre aprendendo, conhecendo coisas novas e desenvolvendo novas habilidades.

Portanto, encare a carreira como certa para o momento certo, e não para toda a vida. Você pode sim mudar de carreira mais tarde, e sem estresse. O importante é a sua realização e felicidade em todos os momentos de sua vida.

Dito isso, vamos agora às dicas:

Conheça diversas áreas, sem segundas intenções

Você não precisa conhecer diversas áreas já se questionando “será que eu me encaixo nessa área?”, mas sim, pode conhecer sem “segundas intenções”. Assista documentários, veja informações na internet, saiba mais sobre a grade de cursos (no caso de carreiras que requerem uma faculdade) e assim por diante. Mas sem se pressionar logo de cara, ok?

Experimente coisas novas com frequência

Experimentar coisas novas é fundamental. E não estamos nem falando de coisas relacionadas com o trabalho. Às vezes, descobrir novos hobbies e maneiras de se divertir podem lhe ajudar a abrir a mente e encontrar novos horizontes.

Visite empresas e estabelecimentos

Visite empresas diferentes e estabelecimentos de diversos portes, de maneira recorrente. Isso fará com que você conheça a realidade de áreas distintas, fazendo com que a sua reflexão sobre como escolher a carreira certa aconteça com mais coesão.

Exercite o seu autoconhecimento todos os dias

O autoconhecimento é uma peça-chave na escolha da melhor carreira para você. Apenas com essa prática é que você poderá descobrir o que gosta, o que não gosta e o que você sabe fazer muito bem. Aos poucos, percebe quais habilidades podem ser exploradas em um trabalho interessante para você.

Converse com profissionais de diferentes áreas

Conversar com profissionais também pode lhe ajudar a escolher a carreira certa. No entanto, saiba conversar adequadamente: não vale querer conhecer só as vantagens do trabalho, ok? Pergunte especificamente quais são os pontos negativos de determinada carreira, pois isso pode lhe ajudar a tomar uma decisão mais consciente.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado de trabalho

Ler portais de notícias também pode ajudar bastante a gerar alguns insights para que a sua escolha aconteça de modo racional. Para isso, acompanhe blogs e portais que falem diretamente sobre o mercado de trabalho, as profissões em alta, etc.

Não foque apenas no dinheiro – embora ele seja fundamental

Por fim, lembre-se que nem tudo se resume ao dinheiro. Não adianta querer ser advogado para “ganhar mais dinheiro” e detestar aprender sobre a legislação. Seja coerente com o que você gosta e com o que lhe faz bem!

E, por via das dúvidas, considere a psicoterapia e o teste vocacional como duas formas de se aprofundar um pouco mais nesse autoconhecimento. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.