Como funciona o teste vocacional? Quem pode fazer?

Compreender como funciona o teste vocacional não é muito difícil, afinal, de maneira sucinta, o teste tem por objetivo medir as suas aptidões e interesses em questões relacionadas às áreas de atuação no mercado de trabalho. Com os dados coletados, é possível traçar um perfil aproximado do que poderia ser interessante para você seguir na sua vida acadêmica e profissional.

Esse tipo de teste costuma ser muito procurado por pessoas que estão em fases pré-vestibular e ainda não tomaram uma decisão precisa do que pretendem seguir em sua carreira profissional.

De todo modo, se você está pensando em fazer um teste vocacional, mas ainda tem dúvidas sobre o tema, continue acompanhando o nosso conteúdo para saber mais.

Como funciona o teste vocacional?

Um teste vocacional se baseia em entrevistas e testes de personalidade, aplicados por um psicólogo, que têm por objetivo traçar pontos importantes sobre o seu perfil de estudante e profissional. Com esses dados coletados, é possível mensurar quais áreas do conhecimento e de trabalho podem ser coerentes com as suas características pessoais.

Em suma, podemos dizer que o teste vocacional funciona basicamente como um processo de autoconhecimento, onde você pode conhecer e reconhecer características suas e assim enxergar novas possibilidades para o seu futuro.

Em paralelo a tudo isso, o teste vocacional também se ocupa da testagem de inteligência, onde você pode reconhecer qual tipo de inteligência é mais bem aprimorada em você. Exemplo: inteligência espacial, lógica, de comunicação, e assim por diante.

Todos esses dados, depois de mensurados e fechados em um “parecer”, serão passados para você. E assim, juntamente com o psicólogo, você poderá refletir sobre os caminhos que apresentam sinais promissores para você.

Quem pode fazer o teste?

Qualquer pessoa que deseja escolher uma nova carreira ou a primeira carreira que quer seguir. Não existe restrições quanto a isso. No entanto, você precisa estar aberto ao teste vocacional, ou seja, precisa responder aos questionamentos com sinceridade, coerência e detalhes, caso contrário, o resultado poderá ser um pouco truncado.

Além disso, é importante você ter em mente que o teste vocacional não é nenhum tipo de imposição ou “diagnóstico”. Ele apenas mapeia considerações importantes sobre você, a fim de lhe ajudar na sua escolha. Entretanto, não é ele quem irá tomar a sua decisão de escolha. A decisão, nesse caso, ainda será totalmente sua.

Por isso, você deve usar o teste vocacional como uma base para refletir sobre o mercado de trabalho e assim escolher a sua carreira. Lembre-se ainda que a pressa pode atrapalhar o processo.

Busque esse autoconhecimento de maneira aberta, esteja atento aos questionamentos dos testes e avalie os resultados com racionalidade, pesquisando sobre as áreas de atuação e o mercado de trabalho. Assim, certamente você terá muito mais solidez na sua escolha e poderá seguir um trabalho promissor e muito realizador.

Na dúvida, converse com o seu psicólogo e analise todos os resultados com calma e tranquilidade. Quem sabe você não está prestes a descobrir a sua carreira dos sonhos? Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.