5 erros que mancham a imagem profissional

Pensar sobre os erros que mancham a imagem profissional é um passo de reflexão importante. Isso porque, em alguns casos, podemos estar cometendo equívocos e nem nos damos conta disso.

Portanto, refletir sobre essa temática é abrir caminho para um crescimento profissional mais positivo. Vamos adiante nessa ideia?

5 erros que mancham a imagem profissional

São diversos os erros que mancham a imagem profissional, obviamente. Se fôssemos listar todos eles, faltaria espaço por aqui.

Por isso, procuramos “eleger” alguns dos principais erros. Aqueles que provocam efeitos nocivos no curto, médio e longo prazo, e que muitas vezes podem ser silenciosos.

Vamos a eles:

1. Reclamação excessiva

Nós sabemos que existem dias difíceis. Também sabemos que, às vezes, as coisas não saem como planejamos. Porém, isso não quer dizer que devamos, simplesmente, reclamar o tempo todo, concorda?

Ficar reclamando sem parar é algo ruim para nós e para quem está à nossa volta. O clima pode ficar pesado, e as outras pessoas podem nos enxergar como preguiçosos, pessimistas, etc.

Por isso, começar a se policiar nesse sentido é bem importante. Se você perceber que algo está ruim, que tal começar a pensar mais nas soluções, do que nas reclamações?

2. Culpabilização alheia

Sim, existem erros alheios que atrapalham a nossa rotina, de vez em quando. Porém, será que você não está cometendo o equívoco de sempre culpar os outros, esquecendo-se de suas responsabilidades? Reflita sobre isso.

Afinal, um dos maiores erros que mancham a imagem profissional é justamente não admitir as culpas nas situações negativas.

Saber assumir os erros é o primeiro passo para aprender e lidar com eles. Portanto, pare de apontar o dedo e comece a voltar um olhar mais atento às próprias atitudes.

3. Falar, sempre, “fui eu que fiz”

Apesar de haver diversos trabalhos que concluímos sozinhos, não se esqueça de incluir as outras pessoas, que foram úteis, nos seus resultados.

Isto é, cuidado para não pegar todo o crédito para si, quando na verdade outras pessoas também participaram, de alguma forma, de determinados processos.

Acredite, esse também é um dos grandes erros que mancham a imagem profissional.

4. Atrasar prazos

Os prazos também devem ser cumpridos ao máximo. Claro que, em algumas situações, imprevistos acontecem e alguns prazos são perdidos. Porém, quando esses atrasos se tornam constantes, a sua imagem fica prejudicada.

Pois pare e pense: se nunca é possível manter bons prazos, o que pode estar errado? Possivelmente há problemas de falta de organização, ou até mesmo procrastinação.

Portanto, comece a estabelecer prazos que sejam reais e coerentes, e jamais diga que vai entregar algo que você não tem certeza que conseguirá.

5. Prometer o que não pode cumprir

Para finalizar a nossa lista de erros que mancham a imagem profissional, não podemos deixar de citar o equívoco de prometer algo que não pode cumprir.

Se você não tem certeza de que conseguirá fazer determinada atividade, não aceite a demanda. Simples assim!

Tenha essa consciência na hora de prometer alguma coisa, e evite manchar a sua imagem dessa forma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.