Como acabar com a procrastinação nos estudos

Tenha uma maior motivação para o seu dia a dia e melhore seu aproveitamento

Quem deseja passar no Enem, em um vestibular, ou até mesmo em concursos públicos deve buscar uma maior motivação em seu dia a dia, de forma a melhorar sua eficiência e produtividade. A princípio, é preciso ter muita disciplina e ficar longe de tudo que atrapalhe seu foco e sua concentração, evitando a procrastinação nos estudos.

Muitas vezes durante suas tarefas diárias, o Whatsapp e o telefone começam a tocar atrapalhando o andamento dos estudos. Todavia, o estudante se levanta para comer alguma coisa, ou ainda, busca por um episódio de sua série favorita que começou na televisão. São muitas as interrupções levando a pessoa à procrastinar.

Com o passar das horas o estudante vê que seu dia não rendeu o tanto que gostaria, e a prova está chegando perto. Aliás, deixar tudo para depois pode ocasionar diversos problemas, acabando com as metas e conquistas do candidato.Todavia, a perda da motivação nos estudos é bastante comum.

Felizmente há meios de se evitar a procrastinação. Com algumas técnicas, dicas e estratégias é possível vencer a inércia e parar de enrolar nos estudos. Desse modo, sair da zona de conforto e botar a mão na massa é possível. Segue abaixo algumas atitudes e hábitos que com certeza te deixarão mais motivado.

1 – Trace objetivos concretos

Analogamente, ao definir um objetivo ou uma meta o estudante ganha uma motivação a mais. O direcionamento dos estudos garante uma maior clareza, foco e maneiras de atuação. Escolha a faculdade ou o órgão público que deseja atuar ou estudar. Se prepare para ele. Com alguns pequenos passos é possível conquistar seus sonhos.

2 – Acabe com as distrações

Para garantir uma maior produtividade nos seus estudos, deve-se evitar a qualquer custo as distrações. Todavia, é preciso desligar o computador e o celular, evitando a procrastinação nos estudos. Além disso, seu ambiente deve ser limpo, organizado e tranquilo, de modo a favorecer a concentração e o foco em suas atividades.

3 – Crie um plano de estudo detalhado

Ter um cronograma de estudos pode ajudar bastante, visto que evita situações onde não se sabe o que fazer. Ao fazer um planejamento você evita a procrastinação, foca no que é importante e garante uma maior produtividade. Em síntese, deve-se estipular prazos para cumprir determinadas metas.

4 – Dê recompensas a si mesmo

Após cumprir uma determinada meta estabelecida, se recompense, pois isso é uma maneira de se automotivar. Você pode comprar um chocolate, ver um filme, passear, sair à noite e se divertir. É um truque para que sua mente reconheça o trabalho de qualidade e o estudo que foi realizado. Em suma, você transforma uma árdua tarefa em prazer.

5 – Calcule o tempo de estudo

Ao calcular o tempo necessário para estudar cada matéria que irá cair na prova, você consegue se programar melhor e criar um cronograma mais realista. Ao organizar melhor seu horário, você evita a procrastinação e garante que o tempo destinado aos estudos é suficiente até o dia da avaliação.

6 – Controle seu estresse

A ansiedade gerada antes da avaliação do Enem ou do concurso, pode acabar fazendo com que você procrastine. Procure por meios de se controlar o estresse, faça exercícios físicos e tenha hobbies. No final das contas você se sentirá muito mais motivado a estudar, com a mente limpa, calma e concentrada.

7 – Durma bem e descanse

Para ser eficiente e produtivo em seus estudos, é importante que se tenha uma mente descansada. Estudar com sono atrapalha seu raciocínio lógico e a sua concentração. Dessa maneira, durma o necessário e descanse entre as matérias. Assim você evita a procrastinação e aproveita melhor o momento.

8 – Não se culpe

Se você perdeu um dia de estudo não se desespere com isso. Procure ver o que aconteceu e quais são as causas de sua procrastinação. Aprenda com seus erros e não se culpe. Tenha uma rotina que te motive, com o tempo você verá que as tarefas a serem realizadas podem ser feitas sem nenhum problema

9 – Divida suas metas em pequenas tarefas

Ao criar metas difíceis de serem realizadas para o seu estudo diário, você se desmotiva. Dividi-las em pequenos passos pode ser uma boa saída para se evitar a procrastinação. É uma maneira de melhorar seu desempenho, aproveitar melhor seu tempo, pois as tarefas ficam mais fáceis de serem feitas, seja realista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.