Era Vargas: 5 filmes para estudar esse tópico

Era Vargas: 5 filmes sobre o assunto

Historicamente, a Era Vargas é um dos assuntos mais cobrados pelas provas do ENEM e pelas provas de diversos vestibulares, principalmente aqueles paulistas.

Assim, é de extrema importância que você não só estude esse assunto, mas também revise com frequência as duas principais características. E que tal fazer isso através de filmes?

Isso mesmo! Você pode estudar esse assunto fundamental da história do Brasil enquanto se diverte.

5 filmes para estudar a Era Vargas: Confira a lista

A Era Vargas ocorreu entre os anos 1930 a 1945 e foi um período de extrema importância para a história do Brasil, em que Getúlio Vargas promoveu diversas mudanças.

Assim, o artigo de hoje trouxe uma lista de cinco filmes que podem ser utilizados como apoio aos estudos sobre essa fase da história do país.

5 filmes para estudar a Era Vargas: Memórias do Cárcere

O filme Memórias do Cárcere foi produzido no ano de 1984. Ele é baseado em um livro homônimo escrito por Graciliano Ramos, o mesmo autor do livro Vidas Secas, que ficou preso durante o regime no Brasil conhecido como Estado Novo, uma vez que era contrário ao governo.

A obra retrata diversas características do período, principalmente a censura e a opressão.

5 filmes para estudar a Era Vargas: Getúlio – O homem por trás do presidente

O filme Getúlio – O homem por trás do presidente é uma obra recente, produzida em 2014.

Essa produção retrata os últimos 19 dias de vida do presidente Getúlio Vargas e permite que o espectador conheça a fundo algumas características do pensamento da época e do desenrolar da história do Brasil.

5 filmes para estudar a Era Vargas: Olga

O filme, produzido em 2004, retrata a história real de Olga Benário, uma militante comunista, judia e alemã no tempo da Alemanha Nazista.

Olga foi casada com Luís Carlos Prestes, importante revolucionário, fato que é retratado na obra. Ainda, o nazismo e sua ideologia recebem uma forte atenção do filme, bem como a relação desse regime com o governo brasileiro da época.

5 filmes para estudar a Era Vargas: O mundo em que Getúlio viveu (1963)

O mundo em que Getúlio viveu é um documentário de 1963 que retrata importantes detalhes da vida de Getúlio Vargas, bem como o processo que o tornou um dos maiores governantes de todo o país.

5 filmes para estudar a Era Vargas: Adágio ao Sol

O filme Adágio ao Sol é uma produção de 2000 e retrata importantes momentos pré-Era Vargas e durante o período. Nessa obra, o espectador poderá perceber o desenrolar da Revolução de 30, pela qual Getúlio chega ao poder, o fim da República Oligárquica e a crise do café.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.