Equipe desunida: Como lidar com isso?

Gerir uma equipe desunida pode ser bastante trabalhoso. Porém, deixar isso “de lado” pode ser ainda pior, afinal, uma equipe que não interage é uma equipe que não entrega bons resultados.

Por isso, reunimos, neste conteúdo, uma série de considerações que podem ser usadas no dia a dia de trabalho. Acompanhe para saber mais.

Como gerir uma equipe desunida?

Para gerir uma equipe desunida é necessário ter paciência, empatia e praticar a escuta ativa. Apenas dessa forma é que se torna viável criar uma atmosfera mais motivadora e que possa ser interessante para os integrantes do grupo.

Abaixo elencamos essas e outras dicas com maiores detalhes. Confira:

1. Medie os conflitos de forma imparcial

Uma equipe desunida pode apresentar maiores chances de desenvolver problemas e conflitos entre os envolvidos. Neste cenário, o líder deve sempre agir de forma imparcial, ouvindo os dois lados e apontando os caminhos mais promissores para todos.

Além disso, deve-se ter o cuidado de não deixar “de lado” esse tipo de situação. Isto é, não adianta ignorar o conflito acreditando que ele vai passar por si só. É preciso agir como um bom gestor.

2. Implemente dinâmicas de interação

As dinâmicas de interação podem aproximar as pessoas do time, sem forçar a barra para que isso aconteça. Porém, se a equipe está em constante conflito e com problemas interpessoais mais profundos, essas dinâmicas podem não ser muito bem-vindas.

Opte por elas quando a equipe estiver bem, porém, com uma certa distância entre um integrante e outro.

3. Defina as funções e tarefas de cada colaborador

Definir as funções de cada colaborador é um passo indispensável para atingir um bom resultado. Caso contrário, as pessoas podem deixar de assumir as suas responsabilidades, sempre culpando uma a outra.

Porém, quando o time sabe exatamente o que cada um deve fazer, torna-se mais fácil gerenciar as atividades, entregas e prazos, sem ficar procurando culpados quando algo sai dos eixos.

4. Desenvolvam metas em conjunto

As metas também devem ser desenvolvidas em conjunto. Apenas dessa maneira todo mundo estará a par do que deve ser feito nos próximos dias, semanas e, até mesmo, meses.

Lembre-se de que na hora em que estiver desenvolvendo as metas é preciso permitir que todos falem. Ouvir a opinião de cada integrante pode ajudar a melhorar as relações dentro de uma equipe desunida.

Considere, ainda, a democracia. Sim, a democracia deve aparecer na hora de se tomar uma decisão importante. Isso fará com que as melhores ideias sejam sempre atendidas, de uma forma justa.

5. Ofereça feedbacks constantes

Os feedbacks, tanto individuais, quanto em conjunto, devem acontecer de forma constante. Assim é possível apresentar os pontos de melhoria, as pequenas falhas, os acertos, etc.

Quanto mais consciência da situação você trouxer para os integrantes da equipe, mais profunda será a visão deles sobre o dia a dia corporativo. E isso pode ser uma peça-chave na hora de lidar com problemas provenientes de uma equipe desunida.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.