Dicas para entrevistas de emprego por chamada de vídeo

As entrevistas de emprego por chamada de vídeo ainda são uma grande novidade para uma parcela de pessoas. Por isso, muitas dúvidas podem surgir nesse tipo de situação. No entanto, no decorrer deste conteúdo nós apresentamos uma série de dicas e sugestões que podem ajudar você neste momento importante.

Dicas para entrevistas de emprego por chamada de vídeo

Para que as entrevistas de emprego por chamada de vídeo sejam um verdadeiro sucesso, você precisa se preparar com certa antecedência. Além disso, é importante analisar a qualidade dos seus equipamentos, organizando tudo com muita atenção.

Caso contrário, as falhas técnicas ou uma imagem profissional desqualificada poderão dificultar as suas chances de ter um bom resultado.

Veja, portanto, algumas considerações que podem ser úteis:

1. Cuide com a iluminação

Sim, a iluminação é uma das peças-chave para as entrevistas de emprego por chamada de vídeo. Por meio de uma boa iluminação você consegue demonstrar mais as suas expressões e formas de agir. Além disso, melhora a qualidade da sua imagem, passando algo mais positivo e agradável para quem lhe vê.

Por isso, posicione o computador em um ponto que favoreça a sua imagem e torne-a mais “bonita”, digamos assim.

2. Vista-se como se a entrevista fosse pessoalmente

Muitas pessoas ainda caem no erro de se vestir de qualquer forma para uma entrevista de emprego online. Mas isso é um grande erro! Você precisa cuidar do cabelo, da pele e das roupas como se fosse sair de casa.

A sua imagem pode dizer muito sobre você. E se você aparece de maneira desleixada em frente às câmeras, consequentemente demonstra um desleixo. Cuidado!

3. Não fique lendo ou usando muito material de apoio

Ao chegar o momento de falar sobre você, tome o cuidado de não ficar lendo ou usando muito material de apoio. É claro que você pode colocar alguns post-it com informações chave no seu computador… Mas o recrutador perceberá se você ler um verdadeiro roteiro completo na hora de dizer quem você é, por exemplo.

Tente, na medida do possível, ser natural. Fale sobre as suas conquistas e situações profissionais que foram valiosas para você.

4. Prepare-se para a entrevista com antecedência, checando os equipamentos

Essa é uma das principais dicas para entrevistas de emprego por chamada de vídeo! Afinal, muitas pessoas ainda deixam para verificar a câmera e o microfone no momento em que a reunião/entrevista está acontecendo. Isso é um grande erro!

Até porque se algo der errado no meio do caminho, o que você vai fazer? Simplesmente cancelar a entrevista? Bem, isso poderia manchar a sua imagem profissional e ainda demonstrar um comportamento de desleixo e desinteresse.

5. Pesquise sobre a empresa e a vaga, para cogitar potenciais perguntas

Antes das entrevistas de emprego por chamada de vídeo, procure pesquisar sobre a empresa e esteja atento aos requisitos da vaga. Tudo isso pode lhe ajudar a responder potenciais perguntas dos recrutadores.

E quanto mais nos preparamos e estudamos, melhor nos saímos, concorda? Porque teremos um repertório de conhecimento muito maior. Atente-se a isso e boa sorte nas suas entrevistas de emprego por chamada de vídeo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.