Entrevista de emprego: equilibre a sua apresentação e direcione a sua carreira profissional

Equilibre a sua apresentação e direcione a sua carreira profissional durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma dinâmica de apresentar a sua trajetória profissional e destacar os pontos relevantes do seu currículo.

Entrevista de emprego: equilibre a sua apresentação e direcione a sua carreira profissional

O nervosismo é inerente à avaliação feita durante a entrevista de emprego. Por isso, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com essa vertente durante o processo seletivo. No entanto, quando o candidato não se coloca positivamente, ele pode adotar uma postura de autossabotagem, ficando aquém do seu potencial profissional no mercado de trabalho atual.

Por isso, é importante que você – na condição de candidato – analise sua própria trajetória para que possa se colocar positivamente; bem como, tenha atenção plena aos seus gestos durante a entrevista de emprego.

Experiência

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem os seus pontos positivos, considerando a sua trajetória profissional. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; comprometimento com a empresa; gestão de pessoas; elaboração de treinamentos; facilidade para construir um relacionamento com o cliente; gestão de projetos; inovação; senso de urgência; criatividade; proatividade; dentre outros aspectos que sejam relevantes ao seu perfil profissional.

Pontos fracos

Preze pelo equilíbrio falando sobre seus defeitos de modo resolutivo. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico dentro da sua área de atuação. 

Todavia, você deve ressaltar que já realizou cotações e que está em vias de fazer um curso com uma instituição conceituada. Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade; o que é muito importante dentro de um processo seletivo.

Adote uma postura positiva

Além dos fatores relacionados à sua narrativa, é importante que você direcione a sua postura. Sendo assim, adote uma postura positiva; não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; não deixe bolsas no seu colo; não gesticule em excesso; tenha cuidado para não balançar as pernas enquanto constrói a sua narrativa.

Caso você se lembre de algum fato, atente-se para não interromper o profissional que estiver lhe entrevistando, bem como, não interrompa outros participantes, caso você participe de uma entrevista de emprego coletiva.

Conheça a trajetória da empresa

Analisar o site da empresa também é importante para que o candidato conheça os valores da organização e sua trajetória. Dessa forma, poderá responder os questionamentos durante a entrevista; bem como, essa é uma maneira orgânica de avaliar a viabilidade da contratação, já que essa avaliação deve ser feita por ambas as partes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.