A gestão de pessoas na administração da empresa de pequeno porte

A gestão de pessoas pode ser implantada na administração da empresa de pequeno porte. Confira pontos estratégicos!

A gestão de pessoas é uma evolução da administração, visto que as necessidades humanas foram consideradas na Revolução Industrial.

A gestão de pessoas na administração da empresa de pequeno porte

Certamente, desde então muitas mudanças ocorreram nas empresas, de modo que o fluxo operacional foi expandido e visto como um fator fundamental para o sucesso de uma marca. Dentre os recursos necessários para o funcionamento de uma empresa, os recursos humanos são primordiais, pois a tecnologia é conduzida e reproduzida por pessoas; de modo que a empresa deve valorizar seus talentos para que consiga crescer de maneira escalável e atualizada.

Crescimento escalável 

Uma empresa de pequeno porte pode realizar uma gestão de pessoas dentro de sua capacidade estratégica; basta adequar de forma resiliente os seus objetivos e suas possibilidades, considerando o crescimento da empresa em longo prazo.

É possível que uma empresa melhore seus benefícios e analise a viabilidade de elaborar um plano de carreira, por exemplo. Dessa forma, conforme o crescimento da empresa ocorre, é possível fazer com que o seu capital humano seja valorizado e retido organicamente.

Uma gestão aberta e participativa

Ainda que uma empresa de pequeno porte não possua uma verba específica para direcionar um planejamento de benefícios para seus funcionários, é possível melhorar a rotina de trabalho e adotar uma cultura participativa na gestão empresarial.

Atuação home office e flexibilidade de horários

Para muitas empresas a atuação Home Office é um tipo de benefício, embora tenha sido uma maneira compulsória de continuar as atividades de muitas organizações nos últimos dois anos por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Sendo assim, uma empresa que voltou a atuar de maneira presencial, pode adotar uma atuação híbrida para flexibilizar a rotina do seu colaborador, ou ainda, é possível flexibilizar o horário de trabalho, independentemente do porte empresarial. Dessa forma, o colaborador pode conciliar melhor sua rotina pessoal e profissional.

Parcerias e novos processos

É possível que a organização realize parcerias com diversas empresas para beneficiar seus funcionários, possibilitando porcentagens de descontos em estudos, academias, cinemas etc.

A cultura participativa e a condução de reuniões brainstorming também fazem parte da gestão de pessoas, sendo fatores relevantes para todas as empresas de todos os portes; já que é uma maneira de ouvir os colaboradores e verificar a viabilidade de criar novos projetos e direcionar ações.

A tecnologia  na gestão do capital humano

De forma indireta, o investimento em tecnologia também pode auxiliar na gestão de pessoas. Visto que é possível que a empresa acompanhe o rendimento individual, ou ainda, é a maneira de otimizar o fluxo de trabalho e direcionar o capital humano para as demandas mais dinâmicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.