Estilo boho: como fazer essa decoração em casa

Aprenda como decorar com estilo boho e tenha uma casa incrível e colorida

A decoração estilo boho se utiliza de muitas cores, texturas e objetos vintage para a decoração de interiores. Por isso, se esta é a ideia que você tem para modificar a sua casa, hoje, vamos indicar os elementos deste estilo e como fazer para usar em sua casa.

Estilo boho: como fazer essa decoração em casa
Estilo boho: como fazer essa decoração em casa

O que é o estilo boho?

A palavra “boho” significa Bohemian Chic, e vem da Inglaterra, para determinar a mistura de diferentes estilos como o punk, o hippie, o étnico e o oriental.

Como dito anteriormente, o estilo boho de decoração usa de mistura de texturas, cores e peças vintage, o que possibilita realizar composições personalizadas e únicas. Este estilo também utiliza de tendências ciganas.

O importante no boho é agregar elementos de diferentes inspirações, mas cuidando para não sobrecarregar as cores e, dessa forma, equilibrar os ambientes.

Tenha sempre em mente a paleta de cores para decorar os cômodos da casa.

Quais são os principais elementos do estilo boho?

O estilo boho possui elementos próprios e específicos que dão a cara para esta tendência, bem como as suas combinações e possibilidades. 

Entre os elementos do estilo boho tem-se:

  • Estampas: escolha um tipo de estampa e siga este modelo para as outras peças do ambiente. As estampas podem estar em: almofadas, tapetes, papéis de parede, entre outros;
  • Coloridos: o colorido das peças faz parte do estilo boho. Cabe a você equilibrar as escolhas de forma a não sobrecarregar o ambiente. Entre as principais cores têm-se os tons de marrom, vermelho, amarelo, roxo, dourado e prata;
  • Materiais diferentes para os móveis: entre os principais materiais você encontra o couro, o vime, a palha e a lã para os móveis, além de ousar nas texturas das almofadas, cortinas, tapetes, entre outros.

Como usar o estilo boho em sua casa?

O estilo boho se identifica pelos itens decorativos que são utilizados dentro do ambiente. Por isso este artigo foi elaborado com algumas dicas de como decorar os ambientes. Confira:

Decoração boho nas cores e estampas

A sala pode conter diferentes tonalidades de cores como marrom, verde-oliva, preto, bege e laranja. A combinação dessas cores pode fazer toda a diferença na decoração. Assim, você pode optar por manter cores neutras na base, para harmonizar o ambiente.

Escolha para este ambiente estampas coloridas ou étnicas em tapetes, cortinas e almofadas que combinem entre si. Quanto aos tecidos, você pode optar por couro, linho, algodão e veludo. Você pode acrescentar crochê e patchwork, como por exemplo, tapetes de tricô ou crochê diferentões.

Outra opção fundamental desta decoração é o uso do macramê, seja em redes, cortinas, divisórias de ambientes, entre outros.

Decoração boho nos móveis

Os móveis podem vir de elementos vintage e retrô. Você sabe qual a diferença entre vintage e retrô? Os elementos vintage são peças fabricadas no passado e usadas na decoração atual, já os elementos retrô, são peças produzidas agora para se parecer com peças antigas.

Além disso, você também pode optar por móveis de madeira, desde que não sejam refinados. Assim, procure utilizar madeira ou palha nas cadeiras, deixando um ar mais rústico. Dessa forma, para equilibrar, coloque mantas de macramé para dar um charme especial.

Opte por sofás em tons neutros para equilibrar o ambiente com os outros itens de decoração coloridos e estampados.

Decoração boho nos objetos de decoração

Dê preferência por objetos de decoração feitos à mão, como estatuetas, artesanatos, livros, fotografias e souvenirs.

Como objetos de decoração você pode usar velas, cristais e objetos vintage, como telefones antigos.

Opte por lustres produzidos com vime ou cobre, mais rústicos, ou por abajures com estampas coloridas. Outro elemento de decoração é a utilização de espelhos: vários e colocados de forma harmônica!

Decoração boho usando plantas 

As plantas são essenciais para uma decoração boho, principalmente as folhagens. Sendo assim, você pode optar por vasos, suspender no teto ou na produção de um jardim vertical na parede.

Outra opção de plantas que combinam com a decoração boho, são as suculentas que, além de serem fáceis de cuidar, oferecem a possibilidade de criar diferentes arranjos. Para os vasos você pode optar por cestos ou suportes diferenciados.

As plantas devem estar em todos os ambientes da casa. Mas, não esqueça de cuidá-las, pois devem estar saudáveis e bonitas.

Por fim, aposte sem medo na decoração boho, pois ela pode ser muito aconchegante e acolhedora! Por isso, observe bem a sensação que gostaria de passar em cada ambiente e escolha elementos interessantes para compor o estilo. Não esqueça, também, de dar a sua cara para essa arrumação e torne sua casa incrível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.