Entrevista de emprego e os pontos relevantes do currículo

Os pontos relevantes do currículo direcionam a sua entrevista de emprego. Veja algumas dicas importantes para o candidato!

É muito importante que o candidato se posicione assertivamente durante uma entrevista de emprego, de modo que consiga amparar seus próprios  objetivos e demonstrar o seu potencial durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego e os pontos relevantes do currículo

Excelentes profissionais podem ficar aquém do seu potencial durante uma entrevista de emprego. Visto que muitas pessoas ficam extremamente nervosas quando avaliadas.

Oportunidade de se apresentar pessoalmente

Entretanto, enquanto candidato, é importante que você conceitue que a entrevista de emprego é uma oportunidade para que você se apresente pessoalmente, de modo que pode ser uma grande chance de você falar sobre a sua carreira e direcionar o seu comportamento.

Permita que a empresa conheça a sua carreira e suas competências 

 Ainda que você seja um excelente profissional na rotina de trabalho,  o profissional de recrutamento e seleção não conhece o seu trabalho e ele precisa que você se apresente para uma justa avaliação. Por isso, conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação,  não como um julgamento pessoal, pode ser muito importante para minimizar o nervosismo do candidato.

É necessário que tenha uma postura participativa e aberta

Outros fatores também devem ser considerados pelo candidato. Por exemplo, é necessário que tenha uma postura participativa e aberta. Por isso, evite manter seus braços cruzados; não deixe objetos em seu colo; não gesticule excessivamente; mantenha contato visual com o seu entrevistador, dentre outros fatores pertinentes a sua linguagem corporal. 

Fale sobre os seus pontos fortes e pontos fracos

Além disso, também é relevante que você se aprofunde quanto aos seus pontos fortes e pontos fracos, considerando a sua trajetória profissional.

Explore os pontos importantes do seu currículo

Visto que a entrevista de emprego é uma maneira de explorar os pontos importantes do seu currículo. Sendo assim, ao levar para a entrevista de emprego situações concretas que demonstrem suas habilidades sociocomportamentais, estará se apresentando naturalmente.

É relevante conhecer a cultura da empresa

Certamente você se sentirá mais seguro para que possa responder a diversas questões. Não menos importante, conhecer a cultura da empresa pode ser de grande valia para que você consiga se direcionar quanto a sua linguagem corporal e  sobre a linguagem utilizada durante a comunicação verbal.

Evite um comportamento autossabotador

Visto que uma Startup permite uma postura mais casual, ao passo que uma empresa tradicional requer mais formalidade em todos os aspectos. Certamente, entender esses conceitos pode te ajudar a se direcionar, fazendo com que você evite um comportamento autossabotador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.