Auxílio Brasil: governo divulga calendário de pagamentos de 2022

Pela primeira vez, Governo Federal divulgou o calendário oficial dos pagamentos do Auxílio Brasil para o ano de 2022

O Governo Federal divulgou oficialmente o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para este mês de janeiro e para os meses seguintes também. A divulgação aconteceu ainda na manhã desta quinta-feira (30). De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, as liberações deverão começar no próximo dia 18 de janeiro.

Veja o calendário abaixo:

Divulgação: Ministério da Cidadania

Como é possível observar, os pagamentos irão acontecer considerando sempre o final do Número de Inscrição Social (NIS). Quem termina em 1, por exemplo, deve receber esse benefício já a partir do próximo dia 18 de janeiro. Quem termina em 0, por outro lado, precisa esperar até o dia 31 de janeiro.

A ideia do Governo Federal é portanto seguir a mesma lógica de pagamentos que existia no Bolsa Família. Eles irão sempre pagar o benefício nos 10 últimos dias úteis de cada mês. São as datas que só excluem os feriados, os sábados e os domingos. Para quem fazia parte do programa anterior, isso não é bem uma novidade.

Isso não mudou agora com o Auxílio Brasil. A única exceção é mesmo a questão do mês de dezembro. Por causa do feriado de natal e ano novo, o Governo Federal vai poder antecipar esses pagamentos para os últimos 10 dias úteis antes do dia 25 de dezembro. De acordo com o calendário oficial, em 2022 esses repasses irão do dia 12 até o dia 23.

Foi isso, aliás, o que aconteceu neste ano de 2021. Segundo o Ministério da Cidadania, todos os usuários receberam o benefício em questão até o dia 23. Então todos os 14,5 milhões de usuários receberam os montantes antes das festas de final de ano. Isso deve se repetir no ano que vem.

Calendário pode mudar?

Sim. O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil pode mudar. Essa versão lançada pelo Ministério da Cidadania na manhã desta quinta-feira (30) é apenas um esboço inicial. No próximo ano, algumas datas podem ser alteradas.

Mas é muito pouco provável que isso aconteça. É que já é uma espécie de tradição. A Caixa Econômica Federal afirma que essa é a melhor maneira de se distribuir as datas e evitar uma confusão entre os beneficiários.

Vale para quem vai entrar?

Sim. Essas datas valem não apenas para os 14,5 milhões que já fazem parte do benefício, como também para os outros 2 milhões que deverão entrar no projeto. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania diz até aqui.

Isso quer dizer que os usuários novatos irão receber a primeira parcela entre os dias 18 e 30 de janeiro. Eles também deverão ter como base o final do NIS para saber em qual data exata eles irão poder receber.

Auxílio e vale-gás

É importante também dizer que esse calendário vai servir também para os repasses do vale-gás nacional. Antes mesmo do lançamento dessas datas, o Ministério da Cidadania já tinha avisado que os dias seriam os mesmos.

De acordo com a pasta, algo em torno de 5,4 milhões de pessoas deverão receber o vale-gás nacional em janeiro. Todos eles deverão ser do Auxílio Brasil. Então são cidadãos que irão acumular os dois benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.