Entrevista de emprego: direcione a sua trajetória de forma eficiente e genuína 

Direcione a sua trajetória de forma eficiente e genuína durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato se direcionar profissionalmente na era digital, considerando que as empresas buscam por profissionais resilientes e capacitados.

Entrevista de emprego: direcione a sua trajetória de forma eficiente e genuína 

Quando o candidato se prepara para participar de uma entrevista de emprego, ele minimiza o nervosismo da situação. Por isso, pode ser benéfico analisar seu próprio currículo com antecedência, considerando os principais pontos de sua trajetória.

Analise o seu próprio currículo de forma objetiva

Analisar a sua trajetória profissional é uma maneira de evitar que o nervosismo domine o seu comportamento e fique aquém do seu potencial de mercado, já que algumas perguntas específicas podem “paralisar” a sua narrativa.

Destaque seus pontos fortes

É relevante que leve para a entrevista de emprego situações concretas que direcionem o seu profissionalismo de forma assertiva. Sendo assim, fale sobre situações que destaquem a sua produtividade; facilidade para realizar a gestão de pessoas; otimização de fluxos; gestão de projetos; acompanhamento de processos; implementação sistêmica; capacidade analítica; proatividade; sendo de urgência; controles diversos, dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Adote uma postura participativa durante o processo seletivo

O seu comportamento deve ser participativo. Sendo assim, mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego; controle o seu tom de voz durante a construção narrativa; tenha cuidado para não interromper o gestor durante o processo seletivo; evite gesticular excessivamente.

Além disso, é importante que evite atrasos, trabalhe a sua respiração e se familiarize com o ambiente. Visto que são pequenos aspectos que podem ajudar o candidato a desenvolver melhor o seu posicionamento durante o processo de recrutamento e seleção.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Ao ser questionado sobre seus pontos fracos, é relevante que saiba direcioná-los assertivamente. Sendo assim, é possível que se coloque como uma pessoa tímida, porém, é relevante informar que deseja estudar teatro, por exemplo. Dessa forma, estará demonstrando uma solução para cada apontamento negativo que fizer.

Tire suas dúvidas

Por fim, é viável que pergunte aspectos relacionados à vaga para que possa analisar a viabilidade da contratação. Visto que essa análise deve ser feita por ambas as partes. Contudo, o candidato só se sentirá capaz de analisar a empresa, considerando os valores envolvidos, quando ele se colocar assertivamente no processo seletivo. Por isso, esse é outro aspecto que deve ser considerado pelo candidato para que a entrevista de emprego seja eficiente e genuína.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.