Entrevista de emprego: dicas para o seu direcionamento profissional 

Confira algumas dicas para o seu direcionamento profissional através da sua postura na entrevista de emprego. Saiba mais!

É relevante para o candidato que se direcione positivamente durante uma entrevista de emprego, de modo que evite um comportamento autossabotador, que ocorre, muitas vezes, por conta do nervosismo e da ansiedade.

Entrevista de emprego: dicas para o seu direcionamento profissional 

A ansiedade é inerente à uma situação de avaliação. Por isso, esse é um ponto compreendido pelo profissional de recrutamento e seleção. Entretanto, quando o candidato se deixa dominar por essa ansiedade, ele fica aquém do seu potencial; minimizando o potencial de sua apresentação durante uma entrevista de emprego.

A entrevista é uma maneira de explorar os pontos atrativos do seu currículo

Por isso, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma maneira de explorar os pontos atrativos do seu currículo, de modo que não fique aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho.

A sua linguagem corporal é muito importante para que essa avaliação seja feita. Sendo assim, evite transmitir uma mensagem negativa por meio de seus gestos e de sua fala.

Tenha atenção ao seu comportamento

Por isso, é importante que evite gesticular excessivamente; não cruze seus braços; fale pausadamente; mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando, dentre outros fatores pertinentes ao seu comportamento.

Fatores intangíveis 

Além disso, os fatores mais intangíveis também são pontos relevantes para que o candidato possa se autoavaliar. Sendo assim, analise o seu próprio currículo e verifique quais são os pontos de sua trajetória profissional que requerem melhorias, bem como tenha clareza sobre quais são seus pontos positivos.

Competências e habilidades sociocomportamentais

Dessa maneira, você poderá falar sobre suas competências e habilidades sociocomportamentais através de situações concretas em seus empregos anteriores; o que será bastante importante para uma avaliação fluida e positiva.

A cultura empresarial 

Além disso, conhecer a cultura empresarial também é um ponto forte para que o candidato se sinta mais seguro, bem como é uma orientação indireta sobre diversos fatores, como a maneira de se comportar e se vestir.

Visto que uma cultura mais aberta e casual, como ocorre uma empresa Startup, é totalmente diferente de uma empresa tradicionalista que requer formalidade em vários âmbitos.

Direcione a sua carreira 

Sendo assim, são muitos os fatores que fazem o candidato obter sucesso profissional. No entanto, a clareza sobre seus objetivos de carreira e a consciência sobre seus gestos e tom de voz podem ser pontos relevantes para o seu posicionamento durante uma entrevista de emprego.

Dessa forma, poderá elevar seu nível de autoconfiança e se direcionar assertivamente dentro da entrevista de emprego, direcionando sua trajetória profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.