Entrevista de emprego: dicas para evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo

Entrevista de emprego: dicas para evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo. Confira!

O posicionamento do candidato durante uma entrevista de emprego  transmite uma mensagem por meio de sua linguagem não verbal que corrobora a sua narrativa.

Entrevista de emprego: dicas para evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo

Sendo assim, na posição de candidato, você deve se atentar a maneira como se comporta, visto que você deve evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo.

Por isso, é importante que você não cruze os braços e pernas; tente chegar ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência; mantenha contato com o seu entrevistador; fale pausadamente; evite gesticular excessivamente; dentre outros pontos pertinentes a sua postura corporal.

A construção da sua narrativa

Dessa forma, você terá um direcionamento importante no que diz respeito à construção da sua narrativa, que é outro fator extremamente importante para o candidato durante uma entrevista de emprego.

Analise em seu próprio currículo quais são as situações concretas que podem ser levadas para uma entrevista de emprego de maneira natural. Dessa forma, é importante que você aponte fatos relevantes da sua carreira, de modo que você possa exemplificar as suas habilidades e competências.

Contorne os seus pontos fracos com resoluções

Não menos importante, o candidato deve conhecer os pontos fracos para que possa contorná-los através de resoluções. Por exemplo, você pode informar que tem um comportamento tímido durante  a sua rotina profissional. Porém, deseja realizar um curso de teatro para expandir a sua comunicação, visto que isso pode atrapalhar o seu processo de crescimento de carreira.

São diversos fatores que compõem a postura de um candidato 

Sendo assim, são diversos fatores que compõem a postura de um candidato durante a entrevista de emprego; já que o profissional de recrutamento e seleção analisará a maneira como você se comporta e a construção da sua narrativa; sendo que é importante que a sua linguagem (verbal e não-verbal) esteja alinhada ao seu objetivo.

A entrevista de emprego não é um julgamento pessoal

Ao se atentar a esses pontos você aumenta suas chances de sucesso e diminui o nervosismo inerente à uma situação de avaliação. Lembre-se de que a entrevista de emprego é uma maneira de explorar os pontos principais do seu currículo e não é um julgamento pessoal.

Adapte esses pontos e alcance seus objetivos profissionais

Por isso, quanto mais você conseguir se posicionar assertivamente, maiores são as suas chances de sucesso. Adapte esses pontos e alcance seus objetivos profissionais, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.