Entrevista de emprego: dicas para direcionar sua postura e experiência profissional de forma objetiva

Confira dicas para direcionar sua postura e experiência profissional de forma objetiva durante a entrevista de emprego!

A entrevista de emprego é um processo importante para o direcionamento de sua carreira profissional, por isso, é necessário que adote o conceito da entrevista de emprego como parte de um processo e não como uma espécie de julgamento de sua trajetória.

Entrevista de emprego: dicas para direcionar sua postura e experiência profissional de forma objetiva

Ao adotar um conceito errôneo sobre a entrevista de emprego, o candidato tende a autossabotar a sua carreira, já que deixará o nervosismo dominar o seu comportamento e poderá ficar aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho.

Uma etapa relevante para o direcionamento do seu sucesso profissional

É necessário que o candidato entenda que um excelente profissional na sua rotina pode não ser um candidato apresentável. No entanto, a entrevista é a oportunidade que a empresa possui para conhecê-lo. Sendo assim, adotar uma postura positiva é fundamental para tornar o processo genuíno e a troca resolutiva.

Exemplifique suas experiências profissionais

Leve para a entrevista de emprego exemplos de situações vivenciadas em seus empregos anteriores, destacando assim a sua capacidade de lidar com pressão, gestão de equipes, pessoas, processos e projetos. 

Controles internos; implementação de sistemas; validação de indicadores; controle de agendas; contato com o cliente; construção do relacionamento com  o cliente; campanhas de marketing digital etc.

Demonstre senso de resolução ao falar sobre seus pontos negativos

Além disso, equilibre as informações, destacando pontos que requerem melhorias, no entanto, apresentando soluções organicamente. Por exemplo, é possível informar que precisa melhorar a sua capacidade de comunicação, já que se entende como uma pessoa tímida, assim sendo, pretende estudar teatro para resolver essa questão. 

Adote uma postura assertiva durante o processo seletivo

O comportamento do candidato é um ponto muito importante para a transmissão da mensagem recebida pelo profissional de recrutamento e seleçãoPor isso, não mantenha os braços cruzados; trabalhe a sua respiração; evite atrasos; não gesticule em excesso; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo e utilize o espaço cedido para perguntas.

Analise os valores da empresa e não fique aquém do seu potencial

Dessa maneira, estará demonstrando interesse orgânico pela empresa, bem como poderá avaliar a viabilidade da contratação; já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. 

Por isso, todos os pontos citados são adaptáveis, pois o mais importante para o candidato é que não adote uma postura negativa por conta da ansiedade da situação de avaliação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.