Entrevista de emprego: dicas para direcionar o seu comportamento e construir uma narrativa assertiva

Confira algumas dicas para direcionar o seu comportamento e construir uma narrativa assertiva durante a entrevista de emprego. Veja!

É necessário que o candidato se prepare para entrevista de emprego de maneira assertiva, organizada e objetiva. Confira alguns pontos relevantes!

Entrevista de emprego: dicas para direcionar o seu comportamento e construir uma narrativa assertiva

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato demonstrar suas competências e habilidades profissionais e comportamentais. Por isso, é relevante que o candidato se prepare para que possa direcionar o seu comportamento e a construção da sua narrativa.

Tenha clareza sobre os pontos importantes do seu currículo

Sendo assim, é muito importante que o candidato tenha clareza sobre os pontos importantes do seu currículo, de modo que consiga criar uma narrativa com base em suas vivências anteriores.

Reforce seus pontos fortes através suas experiências anteriores

Dessa forma, leve para a entrevista de emprego situações que amparem seus pontos fortes, como proatividade; facilidade para lidar com metas; comprometimento com os objetivos da empresa; gestão de conflitos; capacidade analítica; gestão de pessoas, dentre outros aspectos que sejam pertinentes à sua vivência profissional.

Equilibre as informações sobre os seus pontos fracos

Da mesma forma, o candidato deve saber falar sobre seus pontos fracos. Haja vista que deve equilibrar suas informações. Sendo assim, é pertinente que o candidato fale sobre situações que requerem melhorias.

Apresente uma solução para cada apontamento que fizer durante a entrevista de emprego

Sendo assim, apresente uma solução para cada apontamento que fizer durante a entrevista de emprego. Por exemplo, o candidato pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, porém, pode informar que deseja realizar um curso voltado à comunicação.

Aspectos referentes ao seu comportamento

Além disso, também é importante que o candidato se comporte de maneira positiva, adotando uma postura participativa, dentre os aspectos direcionam o seu comportamento. Por exemplo, não cruze os braços; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; fale de maneira calma; evite gestos em excessos, dentre outros pontos.

Analise a viabilidade da contratação

Dessa forma, o candidato estará melhor preparado para responder as perguntas feitas durante o processo seletivo; bem como poderá avaliar de maneira mais clara a viabilidade da contratação. Haja vista que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.

Faça adaptações dos pontos citados

Por isso, é importante que faça adaptações dos pontos citados para que não adote uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial de mercado. Sendo assim, analise os valores da organização e considere os seus objetivos profissionais, pois estará direcionando a sua trajetória profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.